Balanço da segurança pública no Tocantins: redução nos homicídios e aumento nos feminicídios no 1º semestre
01 julho 2024 às 14h23
COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), apresentou nesta segunda-feira, 1, o balanço do primeiro semestre de 2024. O documento compara as variações nos dados entre janeiro e junho deste ano com o mesmo período do ano passado. Segundo a SSP-TO houve uma queda de 49,80% nos casos de homicídios, 75% de latrocínio (roubo seguido de morte), 21,24% de roubo e uma queda de 2,49% nos casos de furtos. O único índice que aumentou no período foi o de feminicídios: um aumento de 60%. Os números foram apresentados pelo secretário da pasta, Wlademir Mota, em coletiva de imprensa no Palácio Araguaia.
Em dados absolutos, o número de homicídios caiu de 209 casos até junho de 2023 para 105 casos no primeiro semestre de 2024. Na capital, Palmas, os números caíram de 91 casos confirmados de homicídios para 15, uma queda de 83,5%. Os casos de latrocínio no estado caíram de 12 para 3 registros no período. Já os números de feminicídios no período saltaram de cinco em 2023 para 8 em 2024, um aumento de 60% nos casos.
Wlademir Mota destacou a união das forças de segurança para coibir as ações criminosas no estado:
“A união de facções criminosas causou preocupação em todos no ano de 2023, quando várias mortes foram registradas em Palmas e nos demais municípios. Preocupado com isso, o governador Wanderlei Barbosa nos solicitou o reforço da união das forças de segurança, que passaram a trabalhar cada vez mais conjuntas, nas delegacias especializadas: Denarc (Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos); DHPP (Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa); e Deic (Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado). Essa integração foi fator primordial para a prisão de lideranças de grupos criminosos que estavam soltas, fazendo terror na população e, hoje, estão presas justamente para que as forças de segurança possam agir com mais rigor”.