Casos de Covid-19 aumentam no Tocantins e prefeituras reforçam medidas de prevenção

18 fevereiro 2025 às 15h16

COMPARTILHAR
O aumento nos casos de Covid-19 tem levado prefeituras do Tocantins a reforçar medidas para conter a disseminação do vírus. A mais recente ação foi anunciada por Porto Nacional, que registrou um crescimento de 128% nos casos apenas nos primeiros 15 dias de fevereiro. Para conter o avanço da doença, o município ampliou a vacinação em escolas, órgãos públicos e empresas, além de intensificar a testagem em unidades de saúde. Equipes de saúde também iniciaram atividades de conscientização e imunização no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, no Hemocentro e na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A situação também preocupa em Araguaína, que já confirmou 214 casos e três mortes apenas em fevereiro. No dia 14 de fevereiro, a prefeitura anunciou o cancelamento do Carnaval de 2025 e o redirecionamento de R$1,2 milhão para a criação de novas unidades de saúde, incluindo a implantação de uma Clínica de Saúde Mental para reforçar o atendimento a pacientes com transtornos leves e moderados.
Em Lajeado, onde 30 casos foram confirmados no início do mês, a prefeitura publicou um decreto recomendando o uso de máscaras em locais fechados e tornando obrigatório o uso do equipamento em unidades de saúde. O município também reforçou a higienização de espaços públicos para evitar a disseminação do vírus.
A médica infectologista de Porto Nacional, Ana Therra, reforça a importância da vacinação e dos cuidados preventivos contra a Covid-19.
“A nossa recomendação é quando for apresentado sinais e sintomas como: febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, falta de ar, indisposição, dores musculares, procurar os nossos serviços de saúde e realizar a testagem”, salienta.
Em caso de diagnóstico positivo, ela orienta que o paciente busque atendimento imediatamente. “Reforçamos também as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e as medidas preventivas, como: uso de máscara, higienização das mãos, casos suspeitos e confirmados, manter-se em isolamento e atualizar sua Carteira de Vacinação com as vacinas da Covid”, pontua.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que o Tocantins monitora 918 casos de Covid-19 em 2025, número inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 3.812 casos foram notificados. Entretanto, com o avanço da doença em algumas cidades, gestores municipais têm adotado ações mais rigorosas para evitar um agravamento da situação sanitária.
Covid-19 no Tocantins: cenário estadual e perspectivas
Desde o início da pandemia, o Tocantins já registrou 383.800 casos de Covid-19 e 4.312 mortes. Em 2025, os números se mantêm estáveis, mas o período chuvoso tem favorecido o aumento das infecções respiratórias, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
A SES-TO reforça que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção, estando disponível em mais de 300 salas de imunização em todo o estado. A recomendação é que pessoas com sintomas gripais leves procurem unidades básicas de saúde para testagem, enquanto casos mais graves devem ser encaminhados às UPAs e prontos atendimentos infantis.
Além da vacinação, especialistas alertam para a importância da Covid longa, condição que afeta pacientes mesmo após a recuperação da infecção. Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz apontou que 71,3% dos pacientes que tiveram Covid-19 convivem com sintomas persistentes, como fadiga, dores musculares e comprometimento cognitivo. A subnotificação desse quadro dificulta o diagnóstico e o tratamento adequado.