Devido aumento dos casos de Covid, prefeito de Araguaína direciona recursos do Carnaval para saúde pública

15 fevereiro 2025 às 10h39

COMPARTILHAR
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB) utilizou as redes sociais para comunicar que o orçamento destinado ao Carnaval de 2025 será realocado para a implantação de novos serviços públicos de saúde. A medida foi tomada após o aumento no número de casos ativos de Covid-19, incluindo uma morte de uma paciente local, e diante da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal.
“Hoje, mesmo com muita chuva, nós temos mais de 40 frentes de serviços por toda a cidade, porém a situação financeira do município não é das melhores. Parte é devido às sucessivas quedas de repasses do FPM do Governo Federal. Outro ponto que nos fez desistir de fazer o carnaval foi o crescente número de casos da Covid-19 em Araguaína, inclusive com mortes”, afirmou o prefeito.
O valor de R$ 1,2 milhão, proveniente do Tesouro Municipal, já está sendo aplicado na criação da primeira Clínica Veterinária Pública de Araguaína, além da implementação de uma Clínica de Saúde Mental.
A Clínica de Saúde Mental de Araguaína, que está em fase de desenvolvimento, tem como objetivo expandir o acesso a serviços públicos destinados a pessoas com transtornos mentais, desde leves até moderados. Ela complementará os atendimentos realizados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II, Caps Álcool e Drogas III e Caps Infantil.
“O projeto irá criar uma rede de atenção integral em saúde mental que atenderá de forma eficiente às necessidades dos pacientes em todos os níveis de assistência. São estabelecimentos e equipes de intervenção capazes de atuar na promoção, prevenção, atenção e reabilitação a partir de uma política de combate ao estigma do doente psiquiátrico e comprometida com a sua proteção e a reinserção social”, explicou Ana Paula Abadia, secretária da saúde do município.
Outro investimento em andamento é a criação da primeira Clínica Veterinária Municipal, que oferecerá 12 mil atendimentos gratuitos por ano. A clínica prestará serviços como consultas veterinárias, exames físicos e laboratoriais, ultrassons, pequenos procedimentos cirúrgicos e acolhimento de animais vítimas de maus-tratos.
“O projeto é destinado à população de baixa renda, que possua animais de estimação, como cães e gatos, ou animais recolhidos após sofrerem maus-tratos. Todo o atendimento será feito por veterinários e profissionais da saúde do Município de Araguaína em parceria com as universidades, possibilitando assim ampliar o número de serviços oferecidos pela unidade e colaborar com a formação acadêmica dos estudantes”, declarou Joaquim Quinta Neto, secretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
O prefeito Wagner Rodrigues também ressaltou que os recursos destinados ao Carnaval não são exclusivos da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, sendo oriundos do Tesouro Municipal, e não afetarão as atividades culturais, esportivas ou de lazer do município.
No ano passado, o município redirecionou os recursos do carnaval para a construção de parte das obras do Centro de Educação Infantil (CEI) Constantino Pacífico de Oliveira, localizado na Vila Cearense, e do novo Cemitério Municipal do Setor Monte Sinai, com conclusão prevista para o primeiro semestre deste ano.
“O objetivo dessa decisão é garantir a saúde da população e aplicar os recursos públicos de forma eficiente, atendendo demandas mais emergenciais da população. Araguaína é uma cidade que se modernizou nos últimos anos e se tornou melhor para viver. Essa melhora na vida do araguainense se deve aos investimentos corretos que foram feitos e o nosso compromisso é que Araguaína continue crescendo”, concluiu o prefeito.
Até fevereiro, a Secretaria da Saúde de Araguaína registrou 214 casos de Covid-19 e três mortes de pacientes infectados desde o início do ano, dois deles de pacientes de fora da cidade. A Vigilância Epidemiológica orienta que, caso alguém apresente sintomas leves, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e alterações no olfato ou paladar, deve procurar uma das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para realizar o teste de Covid-19.
Casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, devem ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para adultos e ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) para crianças. A Prefeitura reforça, ainda, que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes para evitar o agravamento da doença, hospitalizações e óbitos, lembrando que o risco de reinfecção aumenta com a emergência de novas variantes do vírus.