Cenário de revanche entre Josi e Gutierres em Gurupi
22 outubro 2023 às 10h52
COMPARTILHAR
Em Gurupi, a maior cidade do Sul do Tocantins, o cenário de 2024, até o momento, parece muito com o de 2020, quando Josi Nunes (UB) e Gutierres Torquato (PDT) disputaram voto a voto, numa das eleições mais concorridas e decididas nos detalhes. O pleito, na época, mobilizou forças estaduais e antecipou a disputa de 2022 pelo Palácio Araguaia.
O cenário de 2024 sugere uma revanche de 2020, mas com as posições trocadas. Em 2020, a então deputada federal Josi Nunes (UB) era a candidata da oposição e concorria contra o candidato apresentado pelo então prefeito Laurez Moreira (PDT), seu afilhado político e ex-secretário Gutierres Torquato (PDT). O apoio ostensivo do Palácio Araguaia, na época comandado pelo governador Mauro Carlesse (Agir), foi considerado o fator decisivo da disputa em favor de Josi Nunes.
A disputa voto a voto ensejou inclusive ação na Justiça, com suspeita de uso da máquina pública na eleição, o que não ficou comprovado perante a corte eleitoral. Josi Nunes e Carlesse foram inocentados das acusações. Gurupi é o berço político do ex-governador Carlesse, que, antes de se eleger deputado em 2014, foi candidato a prefeito em 2012, tendo perdido as eleições para Laurez Moreira, que foi reeleito em 2016 e chegou a 2020 com muita força para fazer o sucessor.
Em 2024, a disputa parece ser a mesma, mas com uma pequena mudança de posição dos concorrentes. Desta vez, quem tem grande possibilidade de contar com o apoio do Palácio Araguaia é Gutierres Torquato (PDT), eleito deputado estadual em 2022 e fortalecido com a eleição do padrinho político, Laurez Moreira (PDT), como vice-governador. Por outro lado, Josi Nunes concorre à reeleição com o apoio da máquina municipal, na condição de prefeita. Gutierres agora é oposição. Tudo indica que será novamente a mesma polarização, com a possibilidade de um resultado bem diferente de 2020.
Mudou a posição dos concorrentes, mas também o cenário político de Gurupi e do Estado, e isso pode fazer uma enorme diferença. Josi fará tudo para não perder o poder que conquistou. Laurez Moreira, que tem grande possibilidade de ser o candidato a governador em 2026, tudo fará para ter um aliado no terceiro maior colégio eleitoral do Estado, de onde saiu para ser vice-governador.
Um confronto de vida ou morte, como foi o de 2020, é tudo que o deputado Eduardo Fortes (PSD) espera para consolidar seu nome na corrida, com chances reais de superar os dois principais concorrentes nesta disputa. Fortes, em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Gutierres, deixando a impressão na época de que, se tivesse assumido a cabeça de chapa, teria virado o jogo. Analistas políticos que acompanharam a disputa em Gurupi apontam que falta a Gutierres carisma, o que Fortes tem de sobra. Fortes tem presença no trabalho social na cidade, com a construção de hortas comunitárias e distribuição de alimentos, o que ampliou ao assumir como deputado.
Fortes já começa a despontar como favorito, mesmo antes das pesquisas de opinião pública assim apontarem. O cenário da disputa o coloca nessa condição. Em 2020, Laurez flutuava em popularidade, resultado do choque de gestão que deu novo rumo a Gurupi, cidade que teve seu desenvolvimento afetado pela construção de Palmas. Josi Nunes não exibe a mesma desenvoltura de Laurez Moreira. Ela faz uma boa gestão, mas está muito longe do fenômeno Laurez. Josi é esforçada, correta e trabalhadora, mas não tem um grupo político forte. Seu principal apoio de 2020, Carlesse, caiu em ruínas.
Gutierres saiu fortalecido com a eleição para a Assembleia Legislativa e a ascensão do padrinho ao Palácio Araguaia, mas se distanciou do contato direto com a população de Gurupi, o que dificulta conquistar votos decisivos em uma nova empreitada. Ter o apoio do governo do Estado ajuda, mas não é suficiente. O governo também tem desgaste e o uso da máquina causa antipatia. Aliás, dizem em Gurupi que Gutierres sofreu resistências entre os servidores municipais por uma tentativa de vinculação automática.
A verdade é que em Gurupi não há um favorito até agora, nem mesmo a prefeita Josi Nunes. Josi, Gutierres e Fortes têm basicamente as mesmas chances, principalmente se a disputa caminhar para reproduzir o confronto de 2020.
É preciso considerar também a possibilidade de outros nomes na disputa, como o ex-senador Ataídes Oliveira, que vem sendo apontado como forte concorrente se decidir entrar na disputa, por seus investimentos econômicos na cidade nos últimos anos. Ataídes inaugurou um shopping, dando a Gurupi ares de modernidade que foram muito bem recebidos pela população e agora tem um partido de estrutura, MDB, e um colégio eleitoral. Falta decidir se vai ser candidato.
Como Ataídes, outros nomes podem surgir, aumentando a chance de mudar o roteiro de 2024, que, por enquanto, parece ser uma repetição de 2020, com novos elementos e possibilidade de surpresas.