Com o prazo de registro se aproximando do fim, apenas uma candidatura à prefeitura de Palmas foi oficializada
14 agosto 2024 às 15h01
COMPARTILHAR
Há um dia do fim do registro das candidaturas, que acontece nesta quinta-feira, 15, apenas a candidatura da deputada estadual Janad Valcari (PL), que concorre ao cargo de prefeita de Palmas, está registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros maiores municípios do estado, como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, já estão definidos os concorrentes à vaga da disputa para a prefeitura no pleito que acontecerá em outubro.
Até a data desta publicação no Jornal Opção Tocantins, nesta quarta-feira, 14, os pré-candidatos Eduardo Siqueira Campos (Podemos), o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL-REDE), ainda não tiveram suas candidaturas registradas na disputa da principal cadeira no Paço Municipal da Capital.
No município de Araguaína, com a desistência do ex-deputado federal Célio Moura (PT) e de Silene Borges (Rede Sustentabilidade), que havia assumido liderança da chapa, a disputa está fechada entre Wagner Rodrigues (UB) e Jorge Frederico (Repu), ambos alinhados com a direita.
Em Gurupi, disputam Cristiano Pisoni (PSDB), Eduardo Fortes (PSD) e Josi Nunes (UB). Já em Porto Nacional, concorre no pleito para liderar a prefeitura o prefeito do município portuense, Ronivon Maciel (UB), o deputado federal Toninho Andrade (Republicanos) e o empresário Nelcir Formehl (NOVO). Na cidade de Paraíso do Tocantins, a população poderá escolher entre o prefeito da cidade, Celso de Morais (MDB) e Osires Damaso (PSC).
Prazo final
De acordo com o TSE, os partidos, federações ou coligações têm até amanhã, quinta-feira, 15, para apresentar à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores das candidatas e candidatos. Os nomes vão disputar nas Eleições Municipais de 2024. Os pedidos devem ser enviados por meio do Sistema de Candidaturas — módulo externo (CANDex).
Está definido que o 1º turno do pleito eleitoral vai ocorrer no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 do mesmo mês. Palmas, por ter atingido mais de 200 mil eleitores, está habilitada a realizar um segundo turno nas eleições para prefeito, caso nenhum dos candidatos atinja a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).