Confira nomes que poderão substituir o governador Wanderlei Barbosa nas eleições de 2026
31 julho 2024 às 11h41
COMPARTILHAR
A eleição para governador do Tocantins será disputada daqui a dois anos e dois meses. Está muito distante? Para uns, sim. Para outros, não. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que, “em política, não há cedo — só tarde”. Porque as bases político-eleitorais são montadas com bastante antecedência e os nomes vão sendo colocados, para se tornarem conhecidos e sedimentados, aos poucos.
Não é à toa que, na disputa para a Presidência da República, vários políticos já estão se colocando, como Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e, claro, o presidente Lula da Silva, o nome natural do PT e da esquerda. Se não é cedo para presidente, não é também para governador.
No Tocantins não é diferente do restante do país. Por isso, desde já, alguns nomes começam a se apresentar na disputa para substituir o governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Podem ser citados: o senador Eduardo Gomes (PL); a senadora Dorinha Seabra (UB); a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB); seu amigo, o presidente da Assembleia Legislativa Amélio Cayres (Republicanos); o vice-governador Laurez Moreira (PDT); e o atual e único opositor declarado de Wanderlei, o senador Irajá Abreu (PSD).
Além desses nomes, é provável que a deputada e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), também queira entrar nesta disputa, aproveitando sua popularidade e considerando que desde que foi eleita vereadora da capital, em 2020, cumpriu dois anos de mandato e se candidatou a deputada. Novamente, após dois anos como parlamentar estadual, almeja a prefeitura da maior cidade do Tocantins. Portanto, pode ser natural que ela queira disputar a chefia do poder executivo estadual.
O governador Wanderlei Barbosa está bem avaliado dentro e fora do estado e perto de ser o primeiro representante do poder executivo do Tocantins a terminar o mandato nos últimos 17 anos. Além disso, o seu maior opositor no momento, o senador Irajá Abreu, perdeu na Justiça Eleitoral dois processos que tentavam cassá-lo. Ao término do mandato, caso termine-o, o que é bastante provável, não poderá mais se candidatar para a reeleição, por estar no seu segundo. Mas seu apoio terá peso máximo na próxima disputa. Confira alguns nomes possíveis para o pleito, a seguir.
Eduardo Gomes (PL)
Natural de Estância (SE), o senador foi eleito em 2018, ao lado do ex-governador Siqueira Campos, que era suplente da chapa. Foi deputado estadual do Tocantins por três mandatos e vereador de Palmas por dois. Foi líder do governo Bolsonaro no Senado e está na base do governador Wanderlei Barbosa. É o segundo senador mais bem avaliado do Tocantins, segundo o Ranking dos Políticos, e titular de várias comissões.
Dorinha Seabra (UB)
Nascida em Goiânia (GO), foi deputada federal pelo Tocantins por três mandatos e foi eleita senadora do Tocantins na última eleição. Atuante em diversas comissões do Senado ligadas à educação, também fez parte da base do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também é da base do governador.
Cinthia Ribeiro (PSDB)
Natural de Anápolis (GO), é prefeita de Palmas por dois mandatos e vice-prefeita no segundo mandato do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). Foi candidata a vice-governadora na chapa com o ex-senador Ataídes Oliveira em 2014. É esposa do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) e viúva do ex-senador João Ribeiro. Havia feito alianças recentes com o governador, mas a relação deve se abalar devido ao apoio dado à Janad, sua maior opositora, na candidatura para prefeitura de Palmas.
Amélio Cayres (Republicanos)
De Érico Cardoso (BA), é deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Foi prefeito de Esperantina, cidade tocantinense no Bico do Papagaio, por dois mandatos. É deputado estadual do Tocantins com cinco mandatos e braço direito do governador.
Laurez Moreira (PDT)
Vice-governador na chapa com Wanderlei Barbosa. Ex-prefeito de Gurupi. Foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual por três. Também foi vereador em Dueré, cidade onde nasceu. Há indícios de algum rompimento da sua relação política com o governador.
Irajá Abreu (PSD)
Nascido em Goiânia (GO), é o senador mais bem avaliado do Tocantins, segundo o Ranking dos Políticos. Filho da ex-senadora Kátia Abreu foi deputado federal por dois mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 2010 como o deputado federal mais novo do Tocantins, aos 27 anos. Maior opositor declarado do governador Wanderlei Barbosa e titular de várias comissões no Senado.
Janad Valcari (PL)
Natural de Palmeirópolis (TO), é deputada estadual no seu primeiro mandato, foi vereadora de Palmas por dois anos. Maior opositora de Cinthia Ribeiro e integrante da base do governador Wanderlei Barbosa. Neste ano, é pré-candidata a prefeita da capital, sendo o nome mais cotado para chefiar o poder executivo do município atualmente.