Confira programação da Catedral de Palmas durante a Semana Santa

15 abril 2025 às 10h42

COMPARTILHAR
A Semana Santa ocorre nos sete dias que antecedem a Páscoa, sendo o período mais importante do calendário litúrgico cristão, especialmente para os católicos. Ela relembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, incluindo sua entrada triunfal em Jerusalém, a expulsão dos vendilhões do templo, a Última Ceia com seus discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, tortura e morte na Sexta-Feira Santa, ressuscitando no Domingo de Páscoa.
Esse período convida os fiéis à reflexão, conversão, renovação da fé e compromisso com os ensinamentos de Jesus. Em Palmas, a programação começou no último domingo, 13. A Catedral Divino Espírito Santo de Palmas iniciou a programação da Semana Santa com a tradicional missa de Domingo de Ramos, presidida pelo Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães. A celebração começou com a bênção de Ramos na área externa da igreja, seguida por uma procissão até o interior da Catedral, relembrando a chegada de Jesus em Jerusalém.
Durante a homilia, o Arcebispo Dom Pedro enfatizou a importância da reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante a Semana Santa, destacando o significado redentor da morte de Jesus.
Na segunda-feira, 14, após a Santa Missa e Procissão do Encontro, homens e mulheres se dividiram em dois grupos: homens carregaram a imagem de Nosso Senhor dos Passos, e as mulheres, de Nossa Senhora das Dores. Cada grupo partiu de um ponto distinto da Praça dos Girassóis até o encontro das imagens, próximo à Catedral, em uma caminhada de reflexão sobre o sofrimento de Cristo e de Maria.
A programação da Semana Santa continua, com missas todos os dias com a Missa dos Santos Óleos, Santa Missa das Sete Dores de Maria, Missa de Lava Pés,Via Sacra, Celebração Da Paixão de Cristo e o Domingo de Páscoa.
Confira a programação completa das celebrações a seguir:
Terça-feira (15):
- 19h – Missa dos Santos Óleos: Também conhecida como Missa da Unidade, essa celebração, presidida por Dom Pedro Brito, contará com a presença de todo o clero da Arquidiocese e a renovação das promessas sacerdotais. Durante a missa, os óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos ao longo do ano serão abençoados.
Quarta-feira (16/04):
- 18h30 – Santa Missa e Reflexão das Sete Dores de Maria: Após a missa, haverá uma reflexão sobre as sete dores de Maria.
Quinta-feira (17/04):
- 20h – Missa de Lava-Pés e Vigília de Oração: Início do Tríduo Pascal com a Missa de Lava-Pés, dividida em três dias, simbolizando a Paixão, Morte e Ressurreição. Neste dia, é relembrada a Última Ceia e a instituição da Eucaristia. Logo após a missa, os fiéis se revezarão em adoração ao Santíssimo Sacramento até às 06h.
Sexta-feira (18/04):
- 6h – Via Sacra: Os fiéis percorrerão a Via Sacra ao redor da Praça dos Girassóis, relembrando as 14 estações, refletindo sobre a Paixão e a Morte de Jesus Cristo. Haverá um café da manhã compartilhado após o término do trajeto.
- 15h – Celebração da Paixão: A Celebração da Paixão, com o tradicional beijo na cruz, simboliza a entrega de Jesus como salvação dos nossos pecados e o reconhecimento desse sacrifício.
Sábado (19/04):
- 18h30 – Santa Missa (Vigília Pascal): Encerramento do Tríduo Pascal, inclui a bênção do fogo, o acendimento do Círio Pascal e a renovação das promessas do batismo.
Domingo (20/04):
- 08h, 10h, 11h30, 17h e 18h30 – Domingo de Páscoa: A programação se encerra com as missas de Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo, com missa especial para as crianças às 10h.
* Amanda Helen cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.