Corpo de idoso Karajá desaparecido é encontrado na Ilha do Bananal

14 fevereiro 2025 às 17h57

COMPARTILHAR
O corpo de Beuaka Karajá, indígena de 91 anos que estava desaparecido desde o último domingo, 9, foi encontrado a cerca de 5 km de distância de sua aldeia Kutaria, localizada na Ilha do Bananal, em Pium. O idoso foi encontrado por um vaqueiro em uma região alagada, de difícil acesso, conforme informaram os Bombeiros.
Beuaka havia saído para roçar uma área nas proximidades da aldeia e, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), ele se afastou para procurar seu machado, não sendo mais visto desde então. A aldeia onde residia fica na região nordeste da Ilha do Bananal, a aproximadamente 18 km da cidade de Pium.
Equipes de resgate dos Bombeiros de Tocantins e Mato Grosso iniciaram as buscas no dia 11 de fevereiro, após o desaparecimento. Na quarta-feira, 12, os bombeiros realizaram uma busca em uma área de 600 metros ao redor da aldeia, que contava com mata densa e regiões alagadas. As atividades de busca foram encerradas no final da tarde.
Na quinta-feira, 13, os militares ampliaram a busca para um raio de 800 metros, e por volta das 18h40 as equipes encerraram o trabalho do dia e retornaram para a cidade. Uma hora depois, os bombeiros receberam a informação de que um vaqueiro havia encontrado o corpo do idoso.