Bombeiros do Tocantins e Mato Grosso procuram por indígena de 91 anos desaparecido na Ilha do Bananal há três dias

12 fevereiro 2025 às 10h49

COMPARTILHAR
O Corpo de Bombeiros do Tocantins e do Mato Grosso procura por um indígena de 91 anos desaparecido na Aldeia Kutaria, região noroeste da Ilha do Bananal, localizada no município de Pium. Segundo a corporação, o idoso está perdido desde o meio-dia do último domingo, 9, e foi visto pela última vez próximo ao território mencionado.
Conforme os bombeiros, a equipe foi acionada na madrugada de terça-feira, 11, por representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com quem solicitaram mais informações. Os militares da seguiram via terrestre até o local da ocorrência. Durante o deslocamento. Com a chegada das equipes de bombeiros do Tocantins e Mato Grosso ao local, iniciaram-se os preparativos para a operação.
Foram feitos o downloads dos mapas da região e formulação da estratégia de busca junto à Funai. Foram disponibilizadas embarcações para auxiliar nas buscas, pois a aldeia está localizada a cerca de 18 km da cidade, com acesso mais viável pelo rio. Foram elaboradas rotas das possíveis áreas que o indígena pode ter passado. Após a organização da operação, as buscas começaram nesta quarta-feira, 12, com o apoio de seis bombeiros militares e três cães farejadores.