O corpo do jovem atleta Kalari Karajá, de 25 anos, foi encontrado neste domingo, 16, no Rio Araguaia, na região da Ilha do Bananal. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), ele havia sido visto pela última vez no sábado, 15, enquanto nadava próximo à Aldeia Fontoura, em São Félix do Araguaia (MT), na divisa com o Tocantins.

O desaparecimento ocorreu na tarde de sábado, quando Kalari entrou na água e não foi mais visto. Buscas foram iniciadas pela comunidade indígena e resultaram na localização do corpo. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e chegou ao local na tarde deste domingo, conforme informou a Funai. A unidade mais próxima da corporação está a 510 km de distância da aldeia, o que dificultou uma resposta mais rápida.

Kalari Karajá era um atleta reconhecido dentro de sua comunidade, praticando a luta corporal tradicional do povo Karajá, conhecida como Ijesu, desde os 12 anos. Ao longo de sua trajetória, conquistou diversos campeonatos e era considerado uma grande referência no esporte indígena.

Em nota, a Funai confirmou a morte do jovem, e se solidarizou com a comunidade Karajá. Confira a nota na íntegra emitida pelo órgão:

Prezados,

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informa que Kalari Karajá, indígena de 25 anos da Aldeia Fontoura, localizada no Parque Indígena do Araguaia, na Ilha do Bananal (TO), desapareceu no último sábado (15) enquanto nadava no Rio Araguaia. Desde o desaparecimento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e indígenas da comunidade iniciaram as buscas.

Na manhã de domingo (17), por volta das 11h, o corpo de Kalari Karajá foi localizado. Ainda não há mais informações sobre a causa da morte.

Nos solidarizamos com a comunidade e seguimos acompanhando a situação.