Um helicóptero realizou um pouso não autorizado nas dunas do Parque Estadual do Jalapão na última segunda-feira (3), e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) já iniciou uma investigação para identificar os responsáveis. A infração pode resultar em multas e outras penalidades conforme a legislação ambiental vigente.

A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Ribeiro, explica que o Parque Estadual do Jalapão é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, onde atividades como pousos e decolagens só são permitidas com autorização prévia e para fins específicos, como pesquisas científicas ou emergências. Segundo a Lei nº 9.605/1998 e o Decreto nº 6.514/2008, operações não autorizadas nessas áreas estão sujeitas a sanções severas.

Além dos danos ambientais, como possíveis impactos à fauna local, a presença de aeronaves sem permissão em locais turísticos movimentados pode representar um risco à segurança dos visitantes.

Canais para denúncias

O Naturatins disponibiliza atendimento para denúncias ambientais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 063 11 55 e pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787. Também é possível registrar denúncias a qualquer momento pelo Portal do Cidadão.