Documentário ‘Trilhas da História’ estreia em escola de Taquaruçu Grande
19 novembro 2024 às 12h50
COMPARTILHAR
Nesta terça-feira, 19, a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada em Taquaruçu Grande, é palco da estreia do documentário Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto. A exibição é uma iniciativa dos jornalistas e cineastas Andrea Lopes e Cristiano Viana, em parceria com o Instituto Puro Cerrado.
A produção é assinada pelo Instituto Puro Cerrado, e também foi gravada na região de Taquaruçu Grande. O filme resgata as memórias dos tropeiros que desbravaram caminhos entre a antiga Vila do Canela e Taquarussu do Porto, hoje conhecido como Taquaruçu.
Segundo a cineasta Andrea Lopes, a escolha da ETI Fidêncio Bogo para sediar o evento não foi por acaso. “Todo o projeto do filme foi desenvolvido aqui na região de Taquaruçu Grande e todas as pessoas envolvidas, os personagens são daqui. A história narrada no documentário traz memórias dessa região e a escola Fidêncio Bogo é uma referência muito importante para essa comunidade. A própria comunidade escolheu esse local para fazer o lançamento e toda a equipe queria que eles fossem os primeiros a assistirem à produção”, destacou Andrea.
O documentário é descrito como uma viagem no tempo, transportando o espectador pelos antigos caminhos percorridos pelos tropeiros nos rincões sertanejos do norte de Goiás, hoje Tocantins. As trilhas narradas no filme culminam no entroncamento que ligava a extinta e submersa Vila do Canela a Taquarussu do Porto, revivendo histórias e memórias que marcaram a região.