Edital do Exato 2025 é publicado com início das inscrições em 7 de agosto

31 julho 2025 às 15h31

COMPARTILHAR
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Comissão Permanente de Seleção (Copese), tornou público na noite desta quarta-feira, 30, o Edital de Abertura da Segunda Edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins – o Exato. O edital, bem como demais informações relacionadas ao exame, está disponível no endereço www.uft.edu.br/exato20252, no Portal UFT. Atualizações e novidades sobre o exame também podem ser acompanhadas pelo perfil @acessoexato no Instagram.
A nota obtida no Exato pode ser utilizada em processos seletivos de três instituições federais de ensino superior com atuação no estado: a própria UFT, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Dessa forma, ao lado do Enem/SiSU, o Exato configura-se como uma das principais alternativas de ingresso no ensino superior público no Tocantins.
A aplicação da prova está marcada para o dia 19 de outubro e ocorrerá em 14 municípios tocantinenses com presença de câmpus de ao menos uma das três instituições participantes (veja lista ao fim do texto).
O exame é voltado para estudantes que já concluíram a Educação Básica ou que estejam cursando qualquer série do Ensino Médio, oriundos de qualquer estado do país. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. Estudantes de baixa renda que atenderem critérios específicos, como ter estudado em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada, além de inscritos no CadÚnico, indígenas e quilombolas, poderão solicitar isenção do pagamento.
O prazo para inscrição no Exato começa em 7 de agosto e vai até 10 de setembro. Já os pedidos de isenção devem ser realizados nos dias 7 e 8 de agosto, com apresentação da documentação exigida no edital.
Exame de habilitação com uso amplo da nota
Por não se tratar de um processo seletivo direto, o Exato não oferta vagas ou cotas no ato da inscrição. Os candidatos não escolhem curso, instituição ou modalidade de concorrência. Apenas optam pela cidade onde desejam fazer a prova, independentemente do local em que pretendem ingressar futuramente.
As instituições participantes devem, nas próximas semanas, divulgar seus editais de seleção utilizando a nota do Exato como critério para ingresso no semestre letivo 2026/1.
A UFT informou que irá destinar metade das vagas de seus cursos de graduação ao PS Exato, enquanto a outra metade será disponibilizada via Enem/SiSU. O IFTO, por sua vez, anunciou que utilizará o Exato como forma única de ingresso para 100% de suas vagas. Já a UFNT confirmou a adesão ao exame como uma de suas formas de seleção, e ainda avalia a distribuição das vagas entre os processos seletivos.
Cada instituição definirá em seus editais os critérios específicos de uso da nota, incluindo a aceitação ou não de edições anteriores do Exato. No caso da UFT, é permitido utilizar qualquer edição já realizada do exame, sendo possível concorrer com o melhor desempenho obtido.
Identificação por documento digital será permitida
O edital do Exato 2025 – 2ª edição mantém as diretrizes das edições anteriores, mas traz uma inovação no procedimento de identificação: pela primeira vez em processos da UFT, será permitida a apresentação de documentos digitais oficiais no dia da prova.
Para serem aceitos, os documentos devem conter foto e ser exibidos diretamente nos aplicativos oficiais. Não serão aceitas imagens capturadas por prints ou fotografias.
Obras regionais disponíveis gratuitamente
Entre as alterações no conteúdo programático, destaca-se a indicação de obras de literatura tocantinense disponibilizadas gratuitamente pela Editora da UFT (EdUFT). O material pode ser acessado e baixado diretamente no Portal da universidade.
A Copese informa que a leitura dessas obras não é obrigatória, mas alerta que, por estarem acessíveis, elas podem ter maior presença nas questões da prova.
O conteúdo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias previsto no edital inclui ainda literatura brasileira, portuguesa, indígena, africana, latino-americana e regional, o que pode ampliar o leque de obras abordadas, inclusive além da lista de indicações.
Cidades com aplicação do Exato:
Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.