Eleito presidente da ATM, Big Jow afirma que prefeitos unidos pelo municipalismo podem alcançar muito mais

27 março 2025 às 17h48

COMPARTILHAR
O prefeito de Cristalândia, Big Jow (UB), foi eleito presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio 2025/2026, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 27 de março, no auditório da entidade, em Palmas. A chapa “União Municipalista”, liderada por ele, foi a única protocolada junto à Comissão Eleitoral da ATM e foi eleita por unanimidade pelos cerca de 80 prefeitos presentes.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Tocantins, Big Jow destacou o sentimento de assumir uma posição de liderança tão importante para o Tocantins, especialmente representando um município pequeno diante das maiores cidades do estado. “Estar à frente da ATM é uma grande vitória para nós. Mas, acima de tudo, será uma luta constante para buscar melhorias para todos os municípios do estado. Esse trabalho será feito sempre em parceria com entidades como o poder executivo, legislativo e todas as instituições que fazem parte da administração pública. Nosso compromisso é representar os 139 municípios, buscando avanços para todos.”
Big Jow ressaltou a importância da colaboração entre os gestores municipais e reforçou a força do municipalismo como ferramenta de desenvolvimento. “Nossa maior parceria foi o diálogo e o entendimento. Mostramos que, unidos, os prefeitos dentro do municipalismo podem conquistar muito mais. Um exemplo disso é o consórcio que criamos no Vale do Araguaia, que já viabilizou quase 12 mil cirurgias. A união dos prefeitos tem mostrado uma grande força, e essa será nossa postura também na ATM.”
Dentre os projetos para sua gestão, Big Jow anunciou a criação de um suporte jurídico e contábil para ex-prefeitos, um pedido antigo dos gestores que, muitas vezes, contribuem com a entidade mas não recebem apoio quando necessitam. Outra proposta é a implementação de um escritório de representação da ATM em Brasília, o que facilitará o acesso a senadores, ministérios e recursos para os municípios tocantinenses.
Parcerias e autonomia da ATM
Big Jow enfatizou que a ATM manterá sua autonomia enquanto busca colaborações estratégicas. “Quando falamos da independência da ATM, temos que falar de uma independência com parcerias. Nós não sobrevivemos sem a parceria do Governo do Estado, da União e da Bancada Federal. Estamos aqui para trabalhar em favor dos municípios, mas com parcerias.”
Ele também comentou sobre a relação com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “A ATM, como entidade que represento, tem autonomia para atuar no que for melhor para os prefeitos. Sempre estaremos junto ao governo, questionando e buscando melhorias para os municípios.”
Histórico de Big Jow e composição da chapa
Wilson Júnior Carvalho de Oliveira, popularmente conhecido como Big Jow, é servidor público de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 1991. Já ocupou cargos estratégicos na gestão estadual e municipal, além de ter sido prefeito de Cristalândia em dois mandatos (2013-2016 e 2021-2024), sendo reeleito para o período 2025-2028. Ele também foi idealizador do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia, exercendo a vice-presidência entre 2021 e 2024.
A chapa liderada por Big Jow conta com o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e a prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, como vice-presidentes. A direção administrativa fica a cargo da prefeita de Itacajá, Aparecida, e do prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto. Já a diretoria financeira será ocupada pelos prefeitos Joel Rufino, de Rio dos Bois, e Luiz Felipe de Miranda, de Brasilândia do Tocantins. Mais 16 prefeitos integram a chapa, distribuídos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
A eleição da ATM contou com a presença de lideranças políticas, como o deputado federal Carlos Gaguim (UB) e os deputados estaduais Janad Valcari (PL), Nilton Franco (Republicanos) e Vanda Monteiro (UB).
O futuro da ATM
Ao encerrar a entrevista, Big Jow sobre o trabalho que fará para o fortalecimento da ATM e a defesa dos interesses dos municípios. “Nosso compromisso será tratar todos os municípios de forma igualitária, do pequeno ao grande, sempre em busca do melhor para cada gestão e cada região.”