Empresa rompe contrato com Saúde do Tocantins e cobra dívida de quase R$ 4 milhões; SES diz que serviço segue garantido

10 junho 2025 às 11h22

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) assegurou nesta terça-feira, 10, que a saída do Grupo Hospcom não compromete o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A declaração foi feita após o Grupo Hospcom comunicar a rescisão do contrato que mantinha com o Estado para o fornecimento de órteses, próteses e equipamentos utilizados em cirurgias de risco e unidades de terapia intensiva (UTIs) no mesmo dia.
Segundo a pasta, outros fornecedores já estão contratados para garantir a continuidade dos serviços, sem interrupções nas unidades hospitalares da rede pública estadual.
A empresa afirmou que a decisão foi motivada por atrasos nos pagamentos e uma dívida acumulada desde 2022 no valor de R$ 3.928.912,81.
Ainda conforme o Hospcom, a prestação de serviços incluiu a entrega de materiais médicos e a locação de equipamentos hospitalares. A empresa alega que tentou resolver o impasse por meio de negociações, mas, diante da ausência de resposta efetiva, optou por rescindir o contrato e notificar a SES-TO para reorganizar os serviços e quitar os valores devidos.