A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), abriu inscrições para dois cursos de mestrado profissional e um de doutorado, com ingresso previsto para 2026. As oportunidades são voltadas a áreas do Sistema de Justiça e da gestão pública, com editais e prazos distintos.

O Mestrado Profissional e o Doutorado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH) estão com inscrições abertas até as 16h59 do dia 30 de janeiro. Os cursos são destinados a profissionais graduados e, no caso do doutorado, a candidatos com título de mestre, especialmente magistrados, servidores e integrantes de instituições do Sistema de Justiça. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) da Esmat, mediante pagamento de taxa de R$ 150.

O processo seletivo inclui análise de projeto, entrevista e avaliação de títulos. Os editais foram retificados para incluir a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) entre as instituições contempladas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Já o Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) recebe inscrições até o dia 27 de fevereiro. O curso é ofertado pela UFT em parceria com a Esmat e é destinado a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). São oferecidas 15 vagas, com aulas presenciais na sede da Esmat, em Palmas. O processo seletivo prevê análise de títulos, avaliação da proposta de pesquisa e entrevista. As entrevistas ocorrem nos dias 9 e 10 de março, com resultado final em 17 de março e início das aulas previsto para 23 de março. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ppggtd@thiagobarbosa.

Os três editais exigem a apresentação da Certidão de Vínculo Funcional para magistrados e servidores, disponível no site da Escola de Gestão Pública (Egesp), pelo endereço gestaodepessoas.tjto.jus.br.