Estreito Energia autoriza acesso parcial pela Usina Hidrelétrica para veículos de emergência do Tocantins e Maranhão
30 dezembro 2024 às 13h15
COMPARTILHAR
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) divulgou no sábado, 28, uma nota em resposta ao pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para liberar o tráfego de veículos pela área da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). A solicitação visava minimizar os impactos causados pela queda da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Tocantins e Maranhão.
De acordo com o consórcio, a estrutura do barramento da usina, composta por barragem de terra, vertedouro e tomada d’água, não foi projetada para suportar o tráfego intenso de veículos leves ou pesados. “Considerando a relevância da segurança da estrutura e da operação da usina, o Ceste entende não ser possível autorizar o tráfego de veículos de passeio e de cargas pela área operacional da UHE Estreito”, esclareceu a nota.
No entanto, em caráter excepcional, o Ceste decidiu autorizar parcialmente o acesso restrito à estrutura, limitado a veículos de polícia, ambulâncias e defesas civis. A medida está em conformidade com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e será realizada com critérios rigorosos de segurança, tanto para a usina quanto para os veículos operacionais e de emergência, destacou.
O consórcio destacou ainda que está comprometido em colaborar com as autoridades e a comunidade nesse momento crítico. “Reforçamos nosso compromisso contribuindo com outras iniciativas, como a disponibilização de equipamentos e ferramentas para apoiar as equipes de segurança pública, assim como a gestão em tempo real dos níveis de geração da usina, visando facilitar a navegabilidade e mergulho na área de resgate”, informou.
O diálogo com os órgãos públicos permanece aberto para buscar soluções que minimizem os impactos da tragédia enquanto preservam a segurança estrutural da UHE Estreito e seus colaboradores.
Confira a nota do Consórcio Estreito Energia na íntegra:
Posicionamento do Consórcio Estreito Energia sobre a liberação de tráfego para veículos de emergência e ambulância por cima da barragem da UHE Estreito
O Consórcio Estreito Energia esclarece que recebeu ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Rodagem (DNIT) solicitando a utilização da Usina Hidrelétrica Estreito para a passagem de veículos oficiais e de passeio, buscando amenizar o impacto que a queda da ponte trouxe para o trânsito na região.
Entretanto, é fundamental informar que o barramento da Usina Hidrelétrica Estreito, composto por barragem de terra, vertedouro e tomada d’água, não foi projetado para suportar tráfego intenso de veículos leves ou pesados, impossibilitando o atendimento à solicitação do órgão.
Desta forma, considerando a relevância da segurança da estrutura e da operação da usina, o CESTE entende não ser possível autorizar o tráfego de veículos de passeio e de cargas pela área operacional da UHE Estreito.
Porém, mesmo diante desses impedimentos, e ciente da situação crítica atual enfrentada, o CESTE concederá, excepcionalmente e por liberalidade, uma autorização parcial do acesso pela UHE Estreito, restrito a veículos de polícias, ambulâncias e defesas civis, nos termos do art. 29 do CTB, e em conformidade com medidas que garantam a segurança aos colaboradores da Usina e aos veículos operacionais, além de responsabilização diante de eventuais circunstâncias em decorrência do uso temporário da estrutura.
O CESTE reforça que mantém o diálogo aberto e constante com os órgãos públicos, buscando apoiar esse momento sensível da nossa comunidade. Reforçamos nosso compromisso contribuindo com outras iniciativas, como disponibilização de equipamentos e ferramentas para apoiar as equipes de segurança pública, assim como a gestão em tempo real dos níveis de geração da Usina, visando facilitar a navegabilidade e o mergulho na área de resgate.
Estreito/MA, 28 de dezembro de 2024.
CESTE
Consórcio Estreito Energia
Usina Hidrelétrica Estreito