O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) emitiu um alerta para os tocantinenses sobre um novo tipo de golpe que está circulando. São falsas convocações de mesários para as eleições de 2024. Os golpistas enviam e-mails fraudulentos, solicitando atualizações de dados, através de links suspeitos. As vítimas então são convencidas a clicarem no link do e-mail para regularizar sua situação, já que teriam sido convocadas para serem mesários. 

Segundo o TRE-TO, a Justiça Eleitoral já possui todos os dados necessários dos mesários que irão atuar nessas eleições em seu cadastro. Não sendo necessário repassar dados novamente, além disso, não solicita atualizações por meio de links enviados por e-mail. A convocação dos mesários é realizada por edital, publicado por juízes eleitorais de cada zona eleitoral. A comunicação pode até ser feita por WhatsApp, e-mail ou presencialmente, mas não será necessário fazer qualquer atualização cadastral. 

Os relatos que chegaram ao órgão seguem o seguinte padrão: a pessoa recebe um e-mail ou mensagem de texto com o seguinte texto: “você foi convocado para atuar como mesário na eleição de 2024” e “[TSE] [URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024”. No corpo do texto, é solicitado que a vítima acesse um site falso para atualizar seus dados e confirmar a participação. 

A forma mais segura para saber quem está convocado, o TRE-TO orienta que os eleitores consultem o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) ou entrem em contato com o cartório de sua zona eleitoral. Também é possível conferir as informações por meio da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), pelo número de WhatsApp 08006486800.