Governador Wanderlei Barbosa deixa Israel após alerta de míssil e faz conexão na Turquia antes de retornar ao Brasil

13 junho 2025 às 12h03

COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), informou nesta quinta-feira, 13, que a comitiva oficial do Estado já deixou Israel e está em conexão na cidade de Istambul, na Turquia. A informação foi divulgada por meio de stories em seu perfil no Instagram.
“Informamos a todos que já saímos de Israel. Estamos em conexão em Istambul. Viajaremos para o Brasil na madrugada de amanhã”, escreveu o governador, junto a uma foto nas ruas da cidade turca, tendo ao fundo a Torre de Gálata, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Istambul.
As tensões no Oriente Médio se intensificaram após Israel realizar um ataque contra o Irã na madrugada desta quinta-feira. Segundo especialistas, Israel se destaca pela tecnologia militar avançada, com modernos sistemas de defesa aérea como o Domo de Ferro e o apoio dos Estados Unidos. Já o Irã possui maior efetivo militar e superioridade em número de veículos de artilharia e mísseis, além de drones de longo alcance. A situação agrava o cenário de insegurança na região, que já vive sucessivos episódios de ataques e alertas de mísseis.
A missão oficial do Tocantins em Israel teve início no último dia 7 de junho, organizada pelo Consórcio Brasil Central, e incluiu visitas a projetos de inclusão social, tecnologia e segurança alimentar. No entanto, durante a agenda, a comitiva enfrentou momentos de tensão.
Na noite da última terça-feira, 10, o grupo precisou buscar abrigo em Tel Aviv após o acionamento das sirenes de alerta de mísseis. Em vídeo divulgado nas redes sociais no dia seguinte, o governador relatou que estava em um restaurante quando os alarmes soaram. “As sirenes tocaram na cidade inteira e houve um momento em que os garçons do restaurante onde estávamos pediram para que a gente evacuasse para ir para uma área de segurança. A nossa equipe do Tocantins saiu do restaurante, fomos junto com eles para as escadarias do hotel, onde ficamos todos em segurança”, relatou Wanderlei Barbosa.
Ainda segundo ele, um integrante da comitiva registrou o momento em que um dos mísseis foi interceptado pelas forças israelenses. “Graças a Deus, todos estamos bem e seguros. Eu tranquilizo todos os tocantinenses que estamos bem, graças a Deus”, afirmou o governador.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e a deputada estadual Claudia Lelis também relataram o episódio em suas redes sociais. Claudia chegou a compartilhar imagens da interceptação de um dos mísseis.
A previsão é de que o grupo embarque para o Brasil na madrugada desta sexta-feira, 14.