Governo do Tocantins apresenta orçamento de R$ 17,4 bilhões para 2025 na Assembleia Legislativa
14 setembro 2024 às 09h44
COMPARTILHAR
O governo do Tocantins encaminhou nesta sexta-feira, 13 de setembro, à Assembleia Legislativa (Aleto), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2025, estimando um orçamento de R$ 17,4 bilhões. O valor proposto representa um aumento de 19,86% em relação ao orçamento previsto para 2024, acompanhando as expectativas de crescimento econômico, controle da inflação e a situação fiscal do estado. O documento foi elaborado pela Casa Civil em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
O PLDO 2025 apresenta a projeção das metas fiscais anuais, com estimativas de receitas e despesas, além de resultados fiscais nominais e primários, e a previsão do montante da dívida pública entre 2025 e 2027. Um dos principais pontos destacados é o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins, que tem superado a média nacional e registrado o maior crescimento da região Norte nos últimos anos.
O documento aponta que a infraestrutura é uma das principais prioridades para 2025, destacando projetos como o Plano Estadual de Pavimentação, Recuperação e Conservação das rodovias, com a continuidade da duplicação da rodovia que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
Na saúde, está prevista a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que incluirá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Também serão mantidos os investimentos na ampliação e estruturação de hospitais regionais.
No setor da educação, o projeto prioriza a expansão de escolas de tempo integral, ampliando o acesso dos alunos a um ensino com maior duração diária e oferecendo melhor infraestrutura.
Desenvolvimento socioeconômico
O PLDO 2025 também prevê ações para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. No agronegócio, que é um dos setores-chave da economia estadual, o projeto foca na promoção das cadeias produtivas agropecuárias. Para o turismo, há planos de fomentar a realização de eventos e promover atrações turísticas como o Jalapão, Parque Estadual do Cantão e Serras Gerais, além de ações voltadas à temporada de praias e incentivo ao ecoturismo.
Outras ações
Outras áreas de destaque incluem a ampliação da oferta de serviços públicos por meio das Unidades Administrativas Integradas (Pronto), que buscam facilitar o atendimento à população. O documento ainda destina recursos para equilibrar o regime próprio de previdência e para a proteção social de militares.
A entrega do PLDO 2025 foi realizada na Assembleia Legislativa com a presença de autoridades estaduais, incluindo o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, o secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, e o secretário da Fazenda, Donizete Silva. O documento é parte fundamental para o planejamento das finanças públicas e estabelece as bases para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá em detalhes a aplicação dos recursos públicos em 2025.