Em uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 19, no auditório Ministério Público do Estado do Tocantins(MPTO), o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, firmou a adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O evento contou com a participação do conselheiro e presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme de Oliveira, prefeitos e representantes de diversos segmentos. O Tocantins tornou-se o 18º Estado a aderir ao Pacto.

Esta iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visa estimular a participação da sociedade civil e a adesão de todos os poderes e órgãos públicos. O objetivo é contribuir para o aumento dos índices de cobertura vacinal em todo o país, por meio da conscientização da população conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de aprimorar o cadastro no Datasus e garantir a confiabilidade das informações.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do controle das doenças virais por meio da vacinação e enfatizou os esforços de sua gestão em mobilizar prefeitos e a sociedade para as campanhas de imunização. “Nosso trabalho em conjunto com os municípios tem sido eficaz, promovendo campanhas integradas e robustas para alcançar nossas metas e proteger nossas comunidades da vulnerabilidade. Devemos compreender que o controle das doenças virais se dá através da vacinação, e não podemos politizar um pacto tão crucial para a nossa saúde”, destacou o governador.

Jaime Martins, presidente da Associação Nacional do Ministério Público, salientou que a campanha de vacinação do Brasil é uma referência global, porém, alertou para os impactos das notícias falsas nos resultados. “A disseminação de desinformação tem prejudicado muito nossa saúde, levando a uma diminuição na cobertura vacinal e ao ressurgimento de doenças já controladas. Consciência é a palavra-chave neste contexto, e avançar na cobertura vacinal é a melhor maneira de combater as doenças”, enfatizou.

O procurador-geral de Justiça do Tocantins, Luciano Casaroti, expressou gratidão pela presença do governador Wanderlei Barbosa, um grande parceiro do Ministério Público, e destacou a importância do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal como uma iniciativa que visa fortalecer a vacinação em defesa da saúde da população. “O Ministério Público do Tocantins está trabalhando em conjunto com os municípios para que assinem o pacto e fortaleçam essa corrente em prol da saúde dos tocantinenses”, afirmou.

Desde sua criação, em 30 de novembro de 2022, mais de 170 instituições aderiram ao Pacto, incluindo o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), os Conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde, o Unicef e a Fiocruz.

Selo Município Amigo da Vacina

Durante a cerimônia, também foi realizada a premiação do Selo Município Amigo da Vacina, onde prefeitos de 45 municípios receberam o Selo Bronze e 40 municípios foram agraciados com o Selo Ouro, em reconhecimento à sua cobertura vacinal, conforme preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente, e por adotarem boas práticas na gestão de políticas públicas de imunização. Diversos parceiros também foram homenageados.

A iniciativa conta com o apoio de diversos veículos de comunicação, instituições esportivas e estados brasileiros. Entre as ações destacadas, a Infraero, uma parceira do projeto, promoveu o Pacto em seus aeroportos e redes sociais.