Nesta terça, 2, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) e a Secretaria de Estado da Administração (SECAD) realizarão o I Encontro de Pais de Autistas do Estado do Tocantins. O evento tem como objetivo criar um espaço de compartilhamento de experiências, informações e apoio mútuo entre pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro vai ser realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e estão previstas diversas atividades para conscientização e ajuda a pais e responsáveis por autistas. Também vai ser apresentada uma palestra com o tema “Os desafios de um jovem autista”, ministrada pelo estudante de biomedicina Lucas Arantes. 

Para participar, os interessados devem fazer inscrição pelo formulário

Rosa Helena Ambrosio, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES, o evento é importante por mostrar a capacidade dos autistas, já que ele é promovido e feito por eles mesmos. Ela falou também sobre a Carteira de Identificação para os autistas: “Teremos também prestação de serviço, como a emissão da carteira de Identificação da Pessoa com TEA- Ciptea, orientações em relação à saúde bucal, neuropediatra e o momento de relaxamento, com dicas de maquiagem e corte de cabelo”.

A Carteira de Identificação da Pessoa com TEA é um documento gratuito lançado no Tocantins em 2023 e dá aos portadores prioridades no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, sobretudo nas áreas de saúde. Além das emissões durante o encontro, a solicitação pode ser feita no seguinte link.

O TEA se apresenta de diferentes maneiras, principalmente na limitação de comunicação e na interação social. Pessoas com o TEA também possuem dificuldades em atividades repetitivas ou estressantes.