Grafiteiras e estudantes transformam escolas públicas de Palmas com arte colaborativa

03 junho 2025 às 09h12

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Duas escolas públicas de Palmas receberam murais de grafite produzidos por artistas visuais e alunas do ensino médio. A ação faz parte do projeto Bela Escola – A Arte do Graffiti 2025, que promove intervenções artísticas com foco na valorização da cultura tocantinense e no protagonismo feminino.
As pinturas foram feitas nos dias 25 e 26 de maio, na Escola Estadual Vale do Sol, e 31 de maio e 1º de junho, no Colégio Estadual Criança Esperança. Os murais foram inspirados em desenhos criados por alunas das unidades escolares, selecionados em um concurso com o tema “valorização da mulher na história do Tocantins e representação da biodiversidade”. As estudantes participaram ativamente da pintura ao lado das grafiteiras convidadas: Ludbird (coordenadora do projeto), Adriana Weber, Omanna, Catau, Leoa do Norte e Liege.
O projeto é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e pode ser acompanhado pelo perfil @belaescola_ no Instagram.
Além da proposta artística, o projeto também garante acessibilidade. As escolas contam com intérprete de Libras durante as apresentações, apoio a alunas com deficiência nas oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis por QR Code.

Para a estudante Angélica Ribeiro, de 16 anos, que teve um desenho selecionado, a experiência foi uma porta de entrada para o universo das artes visuais. “Foi a primeira vez que participei de algo assim. Quero seguir na área, e esse projeto me deu muita motivação”, afirmou.
No Vale do Sol, a diretora Kátia Macedo avaliou o impacto positivo da ação. “O ambiente da escola se transformou, ficou mais vivo. E ver as meninas envolvidas com arte, com autoestima elevada, foi um dos pontos mais importantes”, disse.
No Colégio Criança Esperança, que é uma escola bilíngue e inclusiva, a iniciativa também foi bem recebida. A professora Michele Marques dos Santos destacou que a participação das alunas desde o desenho até a pintura reforça o senso de pertencimento e valoriza a criatividade no ambiente escolar.
