Hidrovias no Madeira e Tocantins são qualificadas por programa do governo federal

23 julho 2024 às 18h01

COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram da apresentação do projeto e anúncio da qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para as hidrovias dos rios Madeira e Tocantins, nesta segunda-feira, 22.
A hidrovia Tocantins-Araguaia, importante via de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT) na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO) na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA). Essa rota facilita o acesso aos mercados da América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Segundo o governo do Estado, a integração da hidrovia no Tocantins com os modais rodoviário e ferroviário permitirá ao estado se destacar no cenário nacional de transportes, sendo essencial para o escoamento das cargas do Corredor Centro-Norte. O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do projeto. “O Rio Tocantins nasce perto de Brasília e estados produtores como Goiás, Mato Grosso e o Tocantins estão nas margens tanto do Rio Tocantins, quanto do Rio Araguaia. Imagina o quanto vai melhorar o escoamento de toda essa produção”, pontuou o governador.
O ministro Silvio Costa ressaltou a importância da obra não só para o Tocantins, mas para todo o sistema produtivo dos estados da região norte e do Matopiba. Sem dúvida alguma, vai ajudar todo o arco norte e vai colocar cada vez mais o Tocantins na posição estratégica do desenvolvimento, dialogando com todo o Norte, com todo o Sul e com todo o Nordeste “, afirmou.
Derrocamento do Pedral do Lourenço
Para garantir a segurança do transporte hidroviário, o Ministério de Portos e Aeroportos priorizou o derrocamento do Pedral do Lourenço, que envolve a remoção de rochas do leito do rio para adequar a largura e a profundidade do canal de navegação. O projeto da concessão da hidrovia do Tocantins será estudado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está finalizando o processo de licenciamento ambiental, assegurando que todas as comunidades ribeirinhas sejam consultadas.
O superintendente regional do DNIT, Renan Bezerra de Melo Pereira, destacou os avanços no setor de transportes no estado. “A integração dos modais de transporte em especial o do modal hidroviário, não apenas facilitará o escoamento de nossos produtos, mas também fortalecerá as relações comerciais e impulsionará o crescimento da região”, destacou.
Ponte de Xambioá
Ainda durante o evento, foi anunciada a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo (PA). O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias, enfatizou a prioridade dada ao projeto da hidrovia do Tocantins, junto com a hidrovia do Rio Madeira, destacando a importância da continuidade da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço. “É uma obra que sem dúvida nenhuma, vai beneficiar o Tocantins, porque vai ser a porta de escoamento de toda a safra de uma região que cresce a cada dia na produção brasileira”, ressaltou.