O Presidente da Associação Comercial e industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira comemora a implantação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, cuja lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na semana passada. O empresário defende que a criação de um ministério dedicado a apoiar os pequenos empreendores representa um forte investimento formação de base para o florescimento de ideias inovadores.

Madeira aponta que o Tocantins tem possibilidade de ser bastante beneficiado com a medida. O dirigente lembra que a economia do Estado teve um excelente desempenho em 2023. Madeira comenta que o comércio varejista do Tocantins cresceu 12,6% no ano passado, 11 percentuais acima da média nacional. O empresário aponta que estes dados coloca o Tocantins como um estado protagonista do desenvolvimento econômico no país. Madeira está convicto que a criação do ministério pode contribuir para tornar o Tocantins um polo empreendedor.

Ministério do Empreendedorismo

O novo ministério, criado a partir do desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, será responsável pela promoção de políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato, bem como por estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros. O Ministério do Empreendedorismo tem como titular Márcio França (PSB), que deixou o Ministério dos Portos e Aeroportos, agora sob comando de Silvio Costa Filho (Republicanos). (Com informações da Agência Senado).