Nesta terça, 16, a Polícia Federal (PF) deflagrou a 26ª fase da Operação Lesa Pátria que tem como objetivo identificar os responsáveis pelos eventos de 8 de janeiro em Brasília, que resultaram na invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. A PF cumpriu aqui em Palmas, na quadra 404 Sul, um dos mandados de busca e apreensão e encontrou armas e munições dentro de um apartamento de luxo da capital. Além do Tocantins, esta fase cumpre mais 18 mandados nos estados: Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. 

Segundo informações preliminares o imóvel onde foram encontradas as armas e as munições não estava sendo ocupado, servindo apenas de depósito.

Aqui no Tocantins a operação já apreendeu, no começo do ano, 70 armas de fogo e 26 mil euros, durante a 25ª fase da operação

Além dos mandados, a PF informou que também foi feita a indisponibilidade de bens dos suspeitos. Os danos causados pelos suspeitos chegam a R$40 milhões. “Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, concluiu a Polícia Federal”.