Licitação para duplicação das vias e readequação da ponte sobre o Lago de Palmas é adiada para dezembro
20 setembro 2024 às 10h28
COMPARTILHAR
O governo do Tocantins divulgou nesta quinta-feira, dia 19, no Diário Oficial do Estado (DOE), o adiamento do início do processo de licitação para a contratação de uma empresa que será responsável por desenvolver o projeto de engenharia e realizar as obras de duplicação das vias e de adaptação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, sobre o Lago de Palmas, localizada na rodovia TO-080, que possui 8,10 km de extensão. As empresas interessadas em participar do certame poderão agora apresentar suas propostas a partir do dia 23 de dezembro, às 9h.
A decisão foi tomada pelo governador Wanderlei Barbosa. Conforme a gestão, a melhoria de infraestrutura para essa região do Estado é parte de mais uma iniciativa do governo voltada para melhorar a logística e impulsionar as atividades econômicas no terminal de integração da Ferrovia Norte-Sul, localizado na região, além de facilitar os acessos à capital do Tocantins. “Anunciamos a duplicação da ponte em junho deste ano e agora, com mais essa etapa, reafirmamos nosso compromisso com o progresso do nosso Estado, principalmente em uma estrutura que representa tanto para a população da nossa Capital e, também, para o fluxo da economia do Estado”, declarou o governador.
De acordo com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a intervenção proposta visa aumentar a capacidade de tráfego e a segurança das vias, promovendo maior fluidez e eficiência no transporte de pessoas e mercadorias. O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, destacou que o projeto tem como foco também a melhoria da infraestrutura de transporte e logística do Estado. “A equipe da Ageto fará a adequação da capacidade da via e das partes envolvidas, incluindo a ponte principal e as pontes de vazantes. A ponte principal será ampliada para suportar quatro pistas, permitindo a continuidade das faixas multiuso nos dois sentidos. As faixas de pedestres e ciclistas serão integradas de maneira inovadora, com a instalação das passarelas engastadas nas vigas abaixo do tabuleiro da ponte”, explicou.
As obras foram anunciadas em 15 de junho pelo governador Wanderlei Barbosa, durante a entrega da ponte de Porto Nacional. Na semana seguinte, o Governo do Tocantins enviou uma carta-consulta ao Banco de Brasília (BRB) e um projeto de lei à Assembleia Legislativa (Aleto), solicitando a tramitação em regime de urgência. Ainda em junho, a Aleto aprovou o Projeto de Lei (PL) que autoriza o governo a contratar um empréstimo de R$250 milhões junto ao Banco de Brasília (BRB) para financiar as obras.
A Lei nº 4.445 foi sancionada pelo governador e publicada no dia 9 de julho. Quase dois meses depois, no dia 28 de agosto, a Ageto divulgou no Diário Oficial da União (DOU) o Aviso de Licitação para a contratação da empresa que desenvolverá o projeto de engenharia e executará as obras. Inicialmente, o processo de licitação estava previsto para começar em 25 de novembro, mas com a nova publicação no DOE, o início para envio das propostas foi adiado para 23 de dezembro, às 9h.
Segundo o projeto, a estrutura da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos não será alterada. A intervenção será na reestruturação do aterro e na remoção do alambrado destinado aos pedestres. As passarelas para pedestres e ciclistas serão integradas de uma nova forma, com a instalação de passarelas engastadas nas vigas localizadas abaixo do tabuleiro da ponte.