Mais de 150 mil MEIs, micro e pequenas empresas do Tocantins podem se beneficiar do programa Acredita
23 abril 2024 às 16h21
COMPARTILHAR
O Tocantins conta 152.009 Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem se beneficiar do Programa Acredita, lançado recentemente pelo Governo Federal. Uma das principais metas do programa é facilitar o acesso ao crédito, promover a renegociação de dívidas e fornecer apoio adicional a esses setores fundamentais da economia.
“Estamos criando condições para que todas as pessoas, independentemente de sua quantidade, origem social ou tamanho de seus negócios, tenham acesso ao sistema financeiro e possam obter crédito”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do programa no Palácio do Planalto.
Em todo o país, mais de 15,6 milhões de MEIs estão registrados, com 98.677 no Tocantins. Destes, 58.393 são liderados por homens e 40.284 por mulheres. Além disso,segundo o Governo Federal, o estado demonstra potencial no setor de microempresas, com 45.070 unidades registradas, contribuindo para os mais de 6,69 milhões em todo o Brasil.
Por último, as empresas de pequeno porte no Tocantins contam com 8.262 registros, fazendo parte dos mais de 1,21 milhão em todo o país que podem se beneficiar do acesso ao crédito por meio do Acredita.
Sobre o Programa Acredita
O Programa Acredita opera em quatro eixos principais:
Acredita no Primeiro Passo: Um programa de microcrédito voltado para indivíduos inscritos no Cadastro Único, visando famílias de baixa renda, informais, mulheres chefes de família, pequenos produtores rurais e apoiando o programa Fomento Rural.
Acredita no seu Negócio: Voltado para empresas, este programa oferece o Desenrola Pequenos Negócios e o Procred 360. Também prevê a criação de um mercado secundário para crédito imobiliário e incentivos para investimentos verdes.
Procred 360: Uma política de estímulo ao crédito para MEIs e microempresas, oferecendo taxas de juros competitivas.
Modernização do PRONAMPE: Para permitir a renegociação de dívidas e criar melhores condições para mulheres empreendedoras.
Além disso, o Programa Acredita visa expandir as linhas de crédito por meio do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (FAMPE), capitalizando o fundo para viabilizar mais R$ 30 bilhões em crédito nos próximos 3 anos.
Incentivos
Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras, conforme o Governo Federal, o programa prioriza o acesso ao crédito para esse grupo, destinando pelo menos metade das concessões do microcrédito a mulheres.
O programa também visa fortalecer o setor imobiliário por meio da criação de um mercado secundário para crédito imobiliário, além de oferecer soluções de proteção cambial para investimentos sustentáveis, incentivando projetos ecológicos no país.