Ministro Luiz Marinho inaugura Casa do Trabalhador e novo Sine durante agenda em Palmas
22 junho 2026 às 16h18

COMPARTILHAR
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cumpre agenda em Palmas nesta terça-feira, 23, com a inauguração da Casa do Trabalhador e da nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da capital. As entregas fazem parte das ações do governo federal voltadas à ampliação da rede de atendimento ao trabalhador e à oferta de serviços de intermediação de mão de obra.
A programação começa pela manhã, na Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins (SRT/TO), onde será assinado um Termo de Intenção entre a superintendência e a Controladoria Regional da União no estado para viabilizar o uso compartilhado de estrutura entre os órgãos.
Às 11 horas, acompanhado do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o ministro participa da inauguração da nova unidade do Sine Palmas, instalada na Casa do Empreendedor. O espaço será destinado ao atendimento de trabalhadores, encaminhamento para vagas de emprego, intermediação de mão de obra e apoio a iniciativas de empreendedorismo e inclusão produtiva.
No período da tarde, Luiz Marinho se reúne com representantes do Fórum de Gestores do Governo Federal no Tocantins, em encontro marcado para o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A reunião deve tratar de ações e iniciativas desenvolvidas por órgãos federais no estado.
Casa do Trabalhador
O último compromisso da agenda será a inauguração da Casa do Trabalhador de Palmas, às 16h30, com a presença do governador Wanderlei Barbosa. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a unidade será a 14ª Casa do Trabalhador entregue no país.
A estrutura foi modernizada dentro do processo de padronização das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) promovido pelo governo federal. O modelo busca reunir, em um único local, serviços voltados ao emprego, empreendedorismo e inclusão produtiva.
Entre os atendimentos previstos estão intermediação de mão de obra, gestão de vagas, pré-seleção de candidatos, encaminhamento para oportunidades de trabalho e suporte aos empregadores.
De acordo com o ministério, a iniciativa pretende ampliar a capacidade de atendimento e integrar diferentes serviços relacionados à empregabilidade em um mesmo espaço, facilitando o acesso da população às políticas públicas de trabalho e renda.
