Mutirão de consultas pediátricas atende crianças tocantinenses no Hospital Geral de Palmas
20 outubro 2024 às 11h09
COMPARTILHAR
Um mutirão de consultas pediátricas foi promovido pelo Hospital Geral de Palmas (HGP) no último sábado, 19, com o intuito de acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças. A ação abrangeu as especialidades de gastropediatria e pneumopediatria, e 40 pacientes receberam atendimento.
Os especialistas atenderam crianças de diversos municípios, incluindo São Bento, Babaçulândia, Esperantina, Lagoa da Confusão, Araguaína, Centenário, Dianópolis, Miranorte, Porto Nacional, Novo Alegre, Pindorama, Wanderlândia, Palmeirópolis, Praia Norte, Ponte Alta do Tocantins e Palmas. As consultas foram realizadas no ambulatório pediátrico da unidade hospitalar.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, destacou a importância da iniciativa: “essa iniciativa beneficia diretamente os usuários, oferecendo consultas especializadas de forma mais rápida. Nosso foco é agilizar o atendimento de pacientes pediátricos como também fortalecer o Sistema Único de Saúde. Infelizmente vieram só pouco mais de 20 pacientes, mas seguiremos trabalhando para atender a todos”.
A pneumologista Karla Noleto ressaltou que a prioridade do mutirão foi atender crianças com problemas respiratórios, como asma e pneumonias graves. “a prioridade neste mutirão é atender pacientes com problemas respiratórios, como asma e pneumonias graves, principalmente os que aguardam por uma consulta inicial. Estamos priorizando os pacientes de primeira vez, que estavam na fila aguardando vaga para pneumologia pediátrica. Além do atendimento, realizaremos exames complementares, caso necessário”, explicou.
Soraya dos Santos, mãe de Olívia Moura da Silva, de 3 anos, residente em Centenário, elogiou a iniciativa: “É muito bom esses mutirões, porque ficamos tanto tempo aguardando e na esperança de resolver logo o problema de saúde da minha filha. A médica examinou ela e encaminhou os exames específicos e necessários para diagnosticar e iniciar o tratamento correto. O atendimento foi muito bom”, relatou Soraya.
Outro paciente atendido foi Matheus Bernardo, de 6 anos, que é autista. Sua mãe, Stefane Alípio, de Pindorama, também comentou sobre a importância do mutirão: “esse mutirão é muito importante. Poderia acontecer com mais frequência e com mais especialistas, para que o atendimento seja mais rápido, priorizando os casos mais urgentes. Gostei do atendimento, a médica foi muito atenciosa”.
A ala pediátrica do HGP é reconhecida pelo atendimento de bebês e crianças de todo o estado, oferecendo serviços de ambulatório, urgência, emergência e tratamento intensivo.