Novo exame de ingresso ao ensino superior no Tocantins será lançado pela UFT
08 outubro 2024 às 14h25
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Está programado para esta quarta-feira, 9, o lançamento do edital da primeira edição do ExaTO (Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins). O exame será promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2024, com ingresso nos cursos de graduação a partir de 2025. As inscrições ocorrerão entre 22 de outubro e 13 de novembro, enquanto os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos nos dias 14 e 15 de outubro. As provas estão marcadas para 15 de dezembro e serão realizadas nas cidades de Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.
Diferente dos vestibulares tradicionais, o ExaTO não atuará como um processo seletivo isolado, mas sim como um exame de habilitação, semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota do ExaTO, os estudantes poderão participar de diversos processos seletivos da UFT, podendo se candidatar tanto às vagas regulares, que anteriormente eram oferecidas nos vestibulares, quanto às vagas remanescentes e de mobilidade acadêmica disponíveis em processos seletivos complementares. Também será possível o ingresso de estudantes como alunos especiais em disciplinas específicas, proporcionando aos alunos do ensino médio a chance de vivenciar os cursos de graduação da UFT antes da matrícula efetiva.
Assim, a partir de 2025, além da nota do Enem, os candidatos interessados em ingressar na UFT poderão usar a nota do ExaTO para concorrer a vagas em outros processos seletivos da instituição. As cotas e ações afirmativas permanecerão inalteradas, com a UFT destinando vagas para indígenas, quilombolas, pretos e pardos, estudantes de baixa renda, pessoas com deficiência e egressos de escolas públicas, conforme estipulado pela Lei 12.711/2012 e resoluções internas da Universidade.
Vestibular 2025
Em 2024, no dia 17 de novembro, ainda ocorrerá a prova do Vestibular 2025/1 da UFT para o primeiro semestre do ano seguinte. A partir desse ponto, o ExaTO deve gradualmente substituir o Vestibular e outros exames de processos seletivos complementares para os cursos de graduação da instituição.
A proposta do ExaTO, inspirada no modelo de seleção unificada do Governo Federal, visa permitir que os candidatos utilizem a nota de um único exame para habilitação em diversos processos seletivos, competindo por várias ofertas de vagas. Ao contrário do Enem, que é de âmbito nacional, o ExaTO levará em consideração as particularidades do ensino no Tocantins. A UFT busca manter as portas abertas para estudantes de todo o Brasil e do exterior, ao mesmo tempo em que fortalece as oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para alunos do Tocantins e das cidades vizinhas.
Visando enfrentar os desafios de atrair alunos para o Ensino Superior e reduzir a evasão, a UFT, ao reinventar suas formas de ingresso, procura inovar de acordo com as necessidades e o contexto específico do Tocantins. “Se o aluno tiver perdido o Enem, ou não tiver tido um desempenho tão bom no Enem daquele ano para concorrer às vagas do Sisu, ele terá mais oportunidades com o ExaTO”, afirma Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação da UFT, destacando uma das principais vantagens para os estudantes.
Mudanças planejadas pela gestão
O ExaTO busca simplificar o processo de ingresso na Universidade e atuar em um conjunto de mudanças planejadas pela gestão da UFT para aumentar a acessibilidade, a permanência e o sucesso dos alunos, focando no desenvolvimento regional. Cezari menciona que os resultados do exame gerarão indicadores utilizados para guiar outras ações da Universidade voltadas para seleção, acolhimento e retenção de estudantes.
“O ExaTO é o coração de um projeto maior com o qual a expectativa que nós temos é que a Universidade esteja mais presente nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, com o desenvolvimento dos nossos projetos de pesquisa, de extensão, com projetos de ensino e formação de professores. Apesar de ser um processo que vai permitir o acesso ao Ensino Superior, esse exame também vai gerar uma série de indicadores importantes para a Universidade e para a Educação Básica no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo”, acrescenta Cezari.