Operação intercepta avião no sul do Tocantins e prende suspeito de tráfico internacional
22 fevereiro 2026 às 14h30

COMPARTILHAR
Uma aeronave foi apreendida neste sábado, 21, em uma propriedade rural de Dueré, no sul do Tocantins, durante operação que resultou na prisão de um homem de 43 anos suspeito de tráfico internacional de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
A ação ocorreu na área do 4º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Gurupi, dentro da Operação Cidade Blindada. Segundo a Polícia Militar do Tocantins, a mobilização teve início após a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) compartilhar informações sobre uma aeronave monitorada por suspeita de envolvimento com transporte de entorpecentes, com previsão de pouso na região.
Equipes do Comando de Policiamento Especializado, incluindo o Grupo de Operações com Cães e o Batalhão de Polícia de Choque, foram enviadas ao local indicado. Na pista da fazenda, os militares localizaram o monomotor e, em seguida, encontraram o piloto em um alojamento da propriedade.
Durante a verificação, foi identificado que o telefone celular do suspeito estava conectado automaticamente à internet via satélite instalada na aeronave. Conforme a PM, o dado reforçou a ligação direta dele com o avião.
Com apoio do cão farejador K9 Alfa, os policiais encontraram na cabine uma garrucha calibre .380, cinco munições do mesmo calibre e uma porção de substância semelhante à maconha. Em continuidade às buscas, foram apreendidas, na mochila do homem, porções de substância análoga à cocaína e folhas de coca. Também foram recolhidos um aparelho de GPS com registro de rota internacional, quantias em moedas estrangeiras, dólares, bolívares e pesos colombianos, além de celulares, cartões bancários e chips telefônicos.
O suspeito foi encaminhado com o material apreendido e a aeronave, à sede da Polícia Federal em Palmas, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
