Os termos empregados nos extratos bancários serão uniformizados a partir desta segunda-feira, 8. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a alteração abrangerá inicialmente as designações existentes para as operações de retirada e depósito. Futuramente, as outras transações financeiras serão integradas ao processo de padronização.

Com a nova terminologia, transações como  “depósito de cheque no ATM”, usada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque nos terminais automáticos (ATM) da agência, serão agora listadas nos extratos como “DEP CHEQUE ATM”.

Já as operações em que o cliente retira dinheiro em espécie no guichê tradicional da agência, com o cartão da conta, aparecerão nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segundo o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, a iniciativa visa facilitar a compreensão das informações, especialmente para os clientes que possuem ou necessitam acessar contas bancárias de diversas instituições financeiras, “Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, enfatizou.