Com presença confirmada dos principais nomes do beach tennis mundial, Palmas passa a sediar, a partir desta quarta-feira, 4, o ITF BT 400, torneio internacional da Federação Internacional de Tênis (ITF), na Arena SESI Esporte, localizada na 902 Sul, Avenida Teotônio Segurado. A competição segue até o próximo domingo, 8, com expectativa de movimentar o cenário esportivo e a economia da capital tocantinense.

A estrutura montada especialmente para o evento recebe 582 atletas, sendo 218 profissionais de oito países e mais de 360 amadores de sete estados brasileiros. Além do prestígio técnico, o torneio oferece US$ 35 mil em premiação (cerca de R$ 190 mil) e distribui 470 pontos no ranking internacional da ITF, o que atraiu todos os top 10 do ranking masculino e seis atletas do top 10 feminino mundial.

O evento é uma realização da FIETO e do SESI Tocantins, com chancela da ITF, da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Tocantinense de Tênis (FTTe). Em paralelo ao torneio internacional, também acontecem o CBT GA – SESI Tocantins Beach Tennis Open 2025 e o FTTe-SESI Open, voltado para atletas amadores.

Programação e estrutura

As competições têm início nesta quarta com o qualifying, a partir das 8h30, que define as últimas vagas para a chave principal. Os jogos principais começam nesta quinta-feira, 5, no mesmo horário, e seguem até as finais no domingo.

A estrutura do torneio conta com 12 quadras, áreas de convivência, espaço exclusivo para atletas profissionais, ambiente para transmissões ao vivo, praça de alimentação e estandes de marcas esportivas.

Nos dias 4 e 8 de junho, o acesso ao público será gratuito mediante cadastro no Sympla. Para os demais dias, há cobrança simbólica na entrada e toda a renda será revertida para compra de cestas básicas destinadas a instituições sociais de Palmas e região.

Impacto esportivo e econômico

O ITF BT 400 reforça o protagonismo do Tocantins no calendário esportivo internacional e deve gerar impacto positivo na economia local, com o aumento da demanda por hospedagem, alimentação e serviços. A presença de atletas estrangeiros e brasileiros de alto nível consolida Palmas como um polo emergente no beach tennis brasileiro.