Pesquisas registram movimentação importante na posição dos pré-candidatos em Palmas
16 dezembro 2023 às 08h23
COMPARTILHAR
A pré-candidata a prefeita de Palmas, deputado Janad Valcari (PL), provocou um forte abalo nas estruturadas partidárias ao liderar as pesquisas de intenção de voto neste início de pré-campanha. É natural oscilações no nível de aceitação dos pré-candidatos e dizem respeito ao processo de acomodações dos partidos. A pré-campanha da deputada continua chamando atenção, agora os questionamentos são sobre como a ela conseguiu perder quase 10 pontos percentuais em menos de dois meses.
Outro dado importante captados pelas pesquisas é que o pré-candidato Eduardo Siqueira Campos (PODE), cresceu ao menos 8 pontos percentuais neste mesmo período, o que leva os marqueteiros a concluir que Siqueira tirou intenção de votos que antes era da deputada. Seria possível isso ainda tão distante do pleito? Outros pré-candidatos declarados – Carlos Amastha (PSB) Junior Geo (PODE), Vanda Monteiro (UB), Ricardo Ayres e Roberta Tum (PC do B) – mantiveram um nível de crescimento bem comportado.
Os marketeiros que estão atuando nesta pré-campanha avaliam que a oscilação é natural do processo, sobretudo em função da distância do pleito. Neste caso é importante observar que pré-candidatos que crescem rapidamente como resultado de alguma movimentação atípica tem dificuldade de permanecer em alta quando cessam os efeitos das ações.
A propósito, apenas dois pré-candidatos, segundo as pesquisas – Carlos Amastha e Eduardo Siqueira Campos – tem intenção de voto mais consolidada, aquela em que o eleitor quando perguntado confirma a intenção. Esse dado talvez explica a movimentação das intenções de voto. Quando menos consolidado maior a possibilidade de mudanças eventuais. Tudo perfeitamente natural. Estamos apenas no começo do começo do processo. Muita coisa ainda vai acontecer. Mudança de partido que está previsto acontecer seguramente deve mudar completamente o cenário como se apresenta hoje.