Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa no Bico do Papagaio
06 dezembro 2024 às 08h36
COMPARTILHAR
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 12ª Delegacia de Polícia de Augustinópolis, realizou nesta sexta-feira, 6, a operação Prophylaxis, com o objetivo de impedir a atuação de uma facção criminosa ligada a um grupo carioca na região do Bico do Papagaio. A ação contou com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Ministério Público e Polícia Militar.
A operação mobilizou mais de 80 policiais para o cumprimento de 30 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, nas cidades de Augustinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte e Axixá do Tocantins. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis, sob responsabilidade do juiz Alan Ide Ribeiro da Silva.
Segundo o delegado Jacson Wutke, responsável pela operação, o grupo pretendia ocupar o espaço deixado por uma outra facção, de origem maranhense, desarticulada na operação Absterge em 2022. Naquela ocasião, mais de 30 integrantes foram presos e condenados.
O delegado destacou que, embora a facção estivesse em estágio inicial na região, já havia registros de tortura, crimes contra o patrimônio e aumento na circulação de drogas. “A operação foi planejada para evitar a consolidação dessa facção e preservar a segurança da população local”, afirmou.
Os presos foram encaminhados à Unidade Prisional de Augustinópolis e ficarão à disposição do Poder Judiciário. As investigações seguem com a condução do delegado Jacson Wutke, que deve concluir o inquérito com base nos novos elementos obtidos durante a operação.
O nome “Prophylaxis” remete ao conceito de prevenção, utilizado no contexto médico. A operação buscou agir de forma antecipada, evitando que o grupo criminoso se estabelecesse na região e ampliasse sua atuação.