Procurador João Rodrigues Filho é nomeado desembargador pelo quinto constitucional
12 setembro 2024 às 16h10
COMPARTILHAR
O procurador de Justiça João Rodrigues Filho foi escolhido para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pelo quinto constitucional destinado ao Ministério Público. A nomeação foi formalizada pelo governador Wanderlei Barbosa no ato de nº 1.829, publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira, 11.
A decisão seguiu a lista tríplice definida pelo Pleno do TJTO em 18 de abril e validada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 13 de agosto. Na lista, João Rodrigues Filho obteve a maioria dos votos, com 9 votos, enquanto José Demóstenes de Abreu recebeu 8 votos e Leila da Costa Vilela Magalhães foi votada por 6 membros.
Trajetória profissional
O novo desembargador é natural de Itarumã, Goiás, e começou sua carreira no Ministério Público de Goiás como promotor de Justiça em 8 de maio de 1987. Após a criação do Estado do Tocantins no ano seguinte, transferiu-se para Paraíso e continuou sua carreira no Tocantins.
Atuou como promotor nas comarcas de Paraíso do Tocantins e Gurupi até ser promovido a 2º procurador de Justiça em 16 de fevereiro de 1998, pelo critério de antiguidade. Durante sua trajetória, ocupou os cargos de subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral e membro do Conselho Superior do Ministério Público.