Projeto ‘África em Nós’ leva cultura e história afro-brasileira às escolas públicas de Palmas

02 maio 2025 às 16h19

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O projeto ‘África em Nós – Intercâmbio Cultural’ está realizando uma série de ações em escolas públicas de Palmas, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. A iniciativa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), integra o edital nº 22/2024 da Secretaria de Cultura de Palmas e vem percorrendo unidades escolares com palestras e atividades educativas.
As ações são voltadas para estudantes e equipes pedagógicas da rede pública de ensino, em alinhamento com a Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. O projeto conta com a participação do angolano Áires Panda, mestre e doutorando, que atua como palestrante e voluntário nas atividades.
Durante os encontros, são apresentados temas como ancestralidade, identidade cultural, racismo estrutural e diversidade. As palestras abordam, ainda, aspectos históricos, sociais e culturais da África e suas conexões com a formação da sociedade brasileira. A proposta prevê a valorização da cultura afro-brasileira e o estímulo à reflexão sobre igualdade e respeito às diferenças no ambiente escolar.
Segundo informações da organização, o projeto também busca ressaltar a presença e a influência da cultura africana no Tocantins, destacando a importância do reconhecimento dessas contribuições para o desenvolvimento local.
A programação teve início em abril e segue até o mês de maio, passando por diversas escolas da capital. Entre as unidades contempladas estão a Escola Márcia Barbosa, o Colégio Estadual Criança Esperança, o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), o CEM Castro Alves, a Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis e a Escola Estadual Liberdade.
De acordo com a coordenação do projeto, a receptividade tem sido positiva, com boa participação de estudantes e interesse das equipes pedagógicas. A expectativa é de que o intercâmbio cultural contribua para ampliar o debate sobre temas ligados à identidade e à valorização da diversidade cultural nas escolas públicas de Palmas.