Proprietário é autuado pelo Ibama por incendiar própria fazenda em Conceição do Tocantins
17 setembro 2024 às 14h43
COMPARTILHAR
Um proprietário foi flagrado incendiando sua própria fazenda no município de Conceição do Tocantins, localizado na BR-010, próximo à Chapada dos Veadeiros. A equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), que estava em uma viatura descaracterizada, encontrou o homem em flagrante enquanto ateava fogo na propriedade, neste domingo, 15.
O proprietário foi identificado e autuado com base no artigo 58 do Decreto 6514, que penaliza “fazer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente”. Durante o incidente, o homem afirmou que o fogo era controlado e foi iniciado à noite para criar um aceiro que protegeria a propriedade de futuros incêndios.
“Isso aqui é um fogo controlado, tanto que é de noite, e eu não ia cometer a irresponsabilidade de colocar fogo aqui de dia,” declarou o homem, apesar do fogo estar se espalhando.
O servidor do Ibama respondeu que o proprietário não estava autorizado a realizar a queima e destacou a inadequação da prática na atual crise de incêndios e seca que o Brasil enfrenta. “Não é nessa época que o senhor faz isso, não é sem autorização, não é desta forma, não é no auge da crise do fogo do Brasil e da seca que o senhor vai botar fogo aí,” afirmou o servidor.
Conforme a assessoria de comunicação da Superintendência do Ibama, o órgão irá notificar o Ministério Público Estadual, que deverá instaurar um processo criminal contra o proprietário. Além disso, o homem pode responderá a um processo civil visando a reparação dos danos causados ao meio ambiente e à sociedade. A pena prevista é de reclusão, variando de dois a quatro anos.