O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da 3ª Zona Eleitoral, realiza nesta quarta-feira, 18, a cerimônia de diplomação do prefeito reeleito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (União Brasil), e do vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (União Brasil). A solenidade será realizada no Centro de Convenções Comandante Vicentão, a partir das 14 horas, e também oficializará os mandatos dos 15 vereadores eleitos e suplentes para a próxima legislatura.

Ronivon e Joaquim foram reeleitos no dia 6 de outubro com 23.998 votos, o equivalente a 65,34% dos votos válidos. O número representa a maior votação já registrada na história do município desde a redemocratização. A chapa vencedora obteve uma vantagem superior a 37 pontos percentuais sobre o segundo colocado, além de quebrar um ciclo de 24 anos sem reeleição consecutiva de prefeitos na cidade.

O prefeito reeleito reforçou o compromisso com a continuidade dos trabalhos. “Nossa responsabilidade agora é muito maior. A população nos outorgou um novo mandato e com amplo respaldo. Teremos que trabalhar dobrado para corresponder a tantas expectativas e entregar melhorias estruturais e qualidade de vida para os portuenses”, afirmou Ronivon.

Avanços e aprovação da gestão

O resultado das urnas foi impulsionado pelo alto índice de aprovação do primeiro mandato, que ultrapassou os 70%. Entre as ações destacadas estão as obras de infraestrutura, com a entrega de 130 quilômetros de asfalto, e a geração de cerca de 2,7 mil empregos formais, ampliando o estoque de postos de trabalho em 34%.

Na área da saúde, Ronivon entregou três Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentou o número de equipes de Estratégia Saúde da Família para 27 e ampliou os horários de atendimento. Já na educação, o município inaugurou novas unidades, incluindo a Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro Lemos, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Diplomação

A diplomação é a etapa final do processo eleitoral, confirmando a eleição dos candidatos e habilitando-os para a posse. No Tocantins, o TRE-TO concluirá nesta quinta-feira, 19, o cronograma de entrega dos diplomas aos eleitos e suplentes no pleito municipal de 2024.

No estado, 83,55% dos 1.171.342 eleitores aptos compareceram às urnas. A cerimônia de diplomação de Palmas ocorreu no dia 12 de dezembro, e a de Gurupi foi realizada no dia 16.

Com a diplomação desta quarta-feira, Ronivon Maciel e Joaquim do Luzimangues estarão oficialmente habilitados para assumir o novo mandato em 1º de janeiro de 2025.