“Roteiro dos Afetos”: centro histórico de Natividade vai receber percurso sonoro
12 abril 2024 às 15h23
COMPARTILHAR
O Patrimônio Cultural de Natividade vai receber um presente sonoro em forma de um roteiro. Denominado “Roteiro dos Afetos”, o projeto irá traduzir a riqueza histórica e cultural da cidade em uma série de áudios que narram sua história e seus principais pontos de interesse. Esta iniciativa é fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com um investimento aproximado de R$ 180 mil.
Segundo o Iphan, os conteúdos serão distribuídos em 12 diferentes locais pela cidade, que correspondem a espaços de memória e cultura. Essas “estações sonoras” serão identificadas através de QR codes, permitindo que qualquer pessoa com um celular possa acessar os áudios. Eles serão interligados, proporcionando uma visão abrangente do Patrimônio Cultural de Natividade, uma das cidades mais antigas do estado do Tocantins.
Atualmente, o projeto está na fase de seleção e curadoria dos áudios, os quais serão associados a cada patrimônio cultural da cidade. Estes incluem os elementos pesquisados pelo Inventário Nacional das Referências Culturais de Natividade, bem como o estudo em curso sobre a Ourivesaria de Natividade realizado pela UFT, e os bens identificados no processo de tombamento do conjunto urbano.
Para o Iphan, o “Roteiro dos Afetos” oferece uma conexão direta com as histórias de vida dos moradores locais e dos visitantes do conjunto urbano tombado, além das lendas que fazem parte do imaginário de Natividade. O órgão acrescenta que proporciona uma experiência intergeracional para aqueles que se identificam com a história da cidade. Afirma que para os turistas, é uma oportunidade única de explorar o Patrimônio Cultural através de narrativas e sons locais, como o ritmo dos tambores da sussa, uma dança ligada à ancestralidade africana.