Seca obriga Prefeitura de Jaú do Tocantins decretar estado de emergência
25 dezembro 2023 às 11h05
COMPARTILHAR
Os impactos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos em muitas regiões do Tocantins, principalmente pelos produtores rurais que estão tendo que atrasar o período de plantio para evitar prejuízos com replantio. Na semana passada o grupo gestor do Tocantins esteve em Brasília, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávoro, solicitando ampliação da janela para o plantio de grãos, e mais prazo para quitações de financiamento para a safra de 2023.
Na sexta-feira, 21 a Prefeitura de Jaú do Tocantins, decretou estado de emergência no município em função do longo período de estiagem que já está causando prejuízos aos produtores. Diz o documento assinado pela prefeita, Luciene Lourenço de Araújo (PSD). Diz o documento, “considerando que a situação vem se agravando devido à continuidade do período de estiagem com redução significativa do volume de chuva, acarretando em morte de animais especialmente semoventes, bem como, comprometendo a safra 2023/2024, com prejuízos imensuráveis”, diz o texto do decreto.
Diante do exporto a Prefeitura resolver decretar: “fica decidida a situação de emergência na zona rural do município de Jaú do Tocantins, em razão do longo período de estiagem, atingindo de forma abrupta as famílias da agricultura familiar, bem como, criadores e agricultores, impossibilitando a produção regular e consequentemente implicando em prejuízos de ordem econômica.”
O decreto prevê ainda que órgãos públicos municipais serão mobilizados sob a liderança da Secretaria da Agricultura e Pecuária e Meio Ambiente e Turismo visando atender as demandas advindas do estado de emergência. Fica autorizado ainda a convocação de voluntários para o enfrentamento à crise de insegurança hídrica.
Jaú do Tocantins, município da região sul do Estado, na divisa com Goiás, distante 378 quilômetros de Palmas, com economia baseada na agropecuária. O município conta com 3.507 habitantes.
O decreto foi publicando no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira, 21.