Secretário Jairo Mariano deixa governo e terá mais tempo para definir futuro político

07 novembro 2023 às 09h13

COMPARTILHAR
O secretário de Governo, Jairo Mariano (PDT) entregou o cargo ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), nesta segunda-feira, 06, depois de três anos auxiliando o chefe do Executivo, à frene de pastas importantes como Planejamento, Fazenda, Infraestrutura e Governo. Jairo Mariano alegou interesses particulares para entregar o cargo.
Será uma baixa importante para o governo Wanderlei Barbosa. Mariano é um dos homens mais próximos do governador. Foi um dos quadros do antigo governo Mauro Carlesse (Agir) que cresceu com ascensão do então vice-governador Wanderlei Barbosa. Coordenou a reeleição do governador e integrava o chamado “núcleo duro” do governo, auxiliares próximos, que ajudam o governador na tomada de posições.
Jairo Mariano que abdicou de ser candidato a deputado, para ajudar a reeleição do governador Wanderlei Barbosa é visto como um nome ideal para disputar a prefeitura da capital pelo perfil de gestor competente, jovem, moderado e com forte relação com os prefeitos de todo o Estado. Pesquisas de sondagem de voto tem desestimulado apoiadores.
Fora do governo Mariano terá mais tempo para decidir o futuro político. Se candidato a prefeito de Palmas ou de Pedro Afonso. Qualquer que for a decisão, terá grande possibilidades de sucesso eleitoral, mas que terá primeiro que vencer disputas internas. Em Palmas, tem como concorrentes diretos os governistas Janad Valcari (PL), Vanda Monteiro (União) e Ricardo Ayres (Republicanos). Em Pedro Afonso, o prefeito Joaquim Pinheiro (PDT) que ajudou a eleger e certamente candidato à reeleição.