A contagem regressiva para o envio de informações ao Sistema Informatizado do ICMS Educacional (Sisedu) no Tocantins está na fase final. Os municípios têm até o próximo sábado, 15, para submeter os dados necessários e garantir o repasse de recursos que fortalecerão a educação municipal. Até o momento, apenas 22 cidades já completaram o preenchimento e envio das informações, enquanto 117 municípios ainda não realizaram o procedimento.

Morgana Nunes, superintendente de Finanças da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reforça a importância do cumprimento do prazo. “É fundamental que os gestores municipais enviem corretamente as informações e a documentação necessária, evitando assim a perda do prazo e dos recursos que vão fortalecer a educação nas redes municipais”, afirmou.

O ICMS Educacional integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e oferece um investimento de até R$ 100 milhões aos municípios que cumprirem os critérios estabelecidos em quatro áreas: Atendimento, Aprendizagem, Boas Práticas e Organização Legal.

Para esclarecer dúvidas, os gestores podem consultar o tutorial completo no portal https://ead.ati.to.gov.br/login/index.php ou entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento: telefone (63) 3218-1482, WhatsApp (63) 99930-4034 e e-mail [email protected].

Sobre o ICMS Educacional

O ICMS Educacional é uma estratégia que visa promover melhorias na educação municipal ao vincular indicadores educacionais ao repasse da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A iniciativa foi regulamentada pela Lei nº 4.081, de 27 de dezembro de 2022, que alterou a Lei nº 2.959, de 18 de junho de 2015, em conformidade com as mudanças promovidas pela Emenda Constitucional nº 108 na Constituição Federal. 

A medida também está alinhada à regulamentação do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), consolidando o compromisso do Estado com a qualidade da educação pública.