TCETO abre consulta pública para ouvir a sociedade sobre fiscalizações prioritárias

07 setembro 2024 às 09h28

COMPARTILHAR
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) lançou uma consulta pública para que os tocantinenses possam ajudar a definir as áreas prioritárias para serem fiscalizadas em 2025. A iniciativa visa fortalecer a participação da sociedade civil no controle social e alinhar o Planejamento Estratégico 2023-2030. A consulta, que foi aberta no dia 2 de setembro, segue até o dia 2 de outubro.
Durante a consulta, os tocantinenses vão elencar, entre 113 temas propostos, os 3 temas que consideram prioritários para fiscalização do Tribunal no próximo ano. Entre os temas propostos estão desafios como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, saúde, saneamento, energia limpa, preservação ambiental, entre outros. Todos os temas são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O órgão ressalta que a participação popular é um dos pilares para a promoção de uma gestão pública mais eficiente e transparente. O resultado da consulta será utilizado para a elaboração do Plano Anual de Fiscalizações para 2025 do TCETO.