O Tocantins aderiu ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue, uma iniciativa lançada pelo Ministério da Saúde (MS) com o tema ’10 minutos contra a dengue’. A mobilização está marcada para este sábado, 2 de março, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue.

A campanha ’10 minutos contra a dengue’ incentiva a população a dedicar alguns minutos semanalmente para realizar ações simples de limpeza em suas residências, contribuindo para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Diversas medidas, como vedar caixas d’água, limpar calhas, manter pneus sem água e em locais cobertos, entre outras, fazem parte da iniciativa.

A decisão de aderir à campanha se deve ao aumento expressivo dos casos de dengue no Brasil, um cenário que não era esperado para este período. Na contramão, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que o Tocantins apresentou uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue, nos primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 765 casos em 2023 e 240 em 2024.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas haverá mutirão de visitas domiciliares e oferta de vacinas na Unidade da Saúde da Família (USF), da quadra 603 Norte, a partir das 8h, do sábado, dia 02, e contará com a presença dos representantes dos órgãos envolvidos na ação.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou a importância da participação do Tocantins na mobilização, destacando a queda nos casos da doença no estado. Ele enfatizou que a população é fundamental nessa luta, sendo os agentes mais eficazes para a eliminação dos mosquitos.

O presidente do Conselho Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO), Yatha Anderson, reforçou a necessidade da participação coletiva na luta contra a dengue, destacando as ações diárias de conscientização realizadas pelas equipes das secretarias municipais de saúde.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça a mobilização em todo o país. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou. O Tocantins recebeu 11.540 doses da vacina contra a dengue, com todos os 14 municípios prioritários já tendo recebido os imunizantes.