Tocantins anuncia novo concurso para a PM com 660 vagas após três anos da realização do último certame
14 outubro 2024 às 13h43
COMPARTILHAR
Na manhã desta segunda-feira, 14, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, formalizou a homologação do novo concurso para praças e oficiais da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), durante evento no complexo esportivo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Na ocasião, foi anunciada a escolha da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a banca organizadora, que será responsável pela execução do certame, que disponibilizará 660 novas vagas na corporação. Além disso, foram entregues à PMTO mais de 70 veículos.
Serão 600 vagas destinadas a soldados, com um salário inicial de até R$ 5.763,07, e 60 vagas para oficiais, onde a remuneração para Aspirante Oficial será de R$ 10.842,13, totalizando 660 novas oportunidades na Polícia Militar. Os candidatos selecionados passarão por um rigoroso processo de formação para assegurar que estejam prontos para desempenhar suas funções de forma eficaz.
O concurso da Polícia Militar foi previamente anunciado pelo Governo do Tocantins no ano passado. O governador destacou que o processo será ágil, com o objetivo de realizá-lo rapidamente. “Nossa prioridade é melhorar a segurança pública em todo o Tocantins, reforçamos o efetivo e investimos continuamente na qualificação dos nossos policiais, garantindo mais segurança para a população”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Melhorias no desempenho da corporação
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, informou que a primeira etapa da prova está prevista para dezembro deste ano. Ele destacou que a contratação de novos policiais melhorará o desempenho da corporação e garantirá uma segurança pública mais eficaz. “Vamos realizar a primeira etapa do concurso ainda este ano, com previsão de que a prova seja aplicada no mês de dezembro. Com essas novas vagas, poderemos ampliar nosso alcance, especialmente em áreas que demandam maior presença policial”, afirmou.
Este é o segundo concurso da Polícia Militar durante a gestão de Wanderlei Barbosa. Em 2021, foi realizado outro certame com a oferta de mil vagas, sendo 950 para praças (soldados), 25 para músicos e 25 para a área de saúde. A demanda naquele processo foi alta, com mais de 45 mil inscritos, e o concurso incluiu provas teóricas, testes de aptidão física e avaliações psicológicas e sociais.
Reforço na estrutura da PMTO
Durante o evento, foram entregues 72 novos veículos para fortalecer o patrulhamento da Polícia Militar em todo o Estado. Os novos veículos incluem 35 SUVs Duster, 23 caminhonetes L200 Triton e 14 Volkswagen Polos, que serão distribuídos entre várias unidades operacionais do Tocantins.
Esses veículos atenderão tanto áreas urbanas quanto rurais, ampliando a presença da Polícia Militar em locais onde a segurança é mais necessária. O governador Wanderlei Barbosa destacou que mais veículos serão disponibilizados para a segurança pública. “Por meio de parcerias e do empenho da bancada federal, podemos adotar iniciativas como essa. Estamos doando mais de 70 viaturas, mas vamos entregar mais de 300 veículos para a Polícia”, afirmou.
Além disso, foi anunciado o repasse de um helicóptero Esquilo, do modelo AS350 B3, que é conhecido por sua tecnologia avançada e é amplamente utilizado em operações policiais, buscas e salvamentos.
O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, dos senadores Professora Dorinha Seabra e Eduardo Gomes, do deputado federal Carlos Gaguim, de secretários de governo e de outras autoridades.