O Governo do Tocantins assinou, na segunda-feira, 10, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Opy Healthcare para a construção, gestão, operação e manutenção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual. O documento foi formalizado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, em cerimônia realizada no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira, 12.

A construção do hospital integra o plano de gestão do governador Wanderlei Barbosa e marca a primeira PPP na área da saúde no Tocantins. “Com este novo hospital, iremos garantir o acesso a um atendimento mais completo, que valoriza a saúde da mulher de forma integral. Esta parceria com a Opy Healthcare reforça o nosso compromisso com um sistema de saúde mais eficiente e humanizado”, destacou o governador.

A nova unidade hospitalar substituirá o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e será erguida em um terreno de 25 mil m², ampliando a capacidade assistencial em mais de 60%. O investimento da empresa Opy Healthcare será de aproximadamente R$299 milhões, resultando em uma estrutura moderna com 210 leitos e uma nova Casa Gestante, Bebê e Puérpera, com 20 vagas.

Entre os avanços anunciados, destacam-se a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica, a primeira do estado, a ampliação dos leitos de UTI Neonatal e a construção de um heliponto para transporte de emergência. A unidade oferecerá atendimento especializado nas áreas de ginecologia, obstetrícia e neonatologia, além de manter programas de referência como o Banco de Leite Humano e o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

“Esta obra é muito aguardada pois, além da ampliação na capacidade de assistência à população, o novo hospital proporcionará aos nossos servidores um melhor ambiente de trabalho, garantindo a todos mais conforto e segurança, com uma infraestrutura moderna”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

A licitação foi realizada na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, em agosto de 2024, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), com apoio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias). “Este é um projeto que vai além da infraestrutura, trata-se de uma transformação no cuidado com a saúde das mulheres do nosso estado, trazendo mais dignidade e acesso à saúde de qualidade”, enfatizou o titular da SPI/TO, Thomas Jefferson.

O contrato prevê que a Opy Healthcare será responsável pela construção, aquisição e instalação de equipamentos, além da gestão administrativa e manutenção da unidade por 30 anos. A gestão clínica, incluindo as equipes de profissionais de saúde, permanecerá sob responsabilidade do Estado. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2025, com prazo de conclusão de 24 meses. O Estado só iniciará os pagamentos à empresa após a plena operacionalização do hospital.