O Tocantins é um dos participantes no “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, que começou nesta quinta-feira, 8, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o salão visa provocar um debate estratégico entre atores públicos, privados e do terceiro setor.  

Em exposição, tocantinenses exibem a diversidade turística e cultural que o estado tocantinense oferece, apresentando os principais destinos, como o Jalapão, Serras Gerais, além das manifestações culturais e religiosas, como romarias e tradições na Ilha do Bananal. Os visitantes também poderão conhecer o artesanato em Capim Dourado e degustar as comidas típicas, como o doce de buriti, o biscoito amor perfeito e o tradicional chambari.

Programação

A programação inclui cerca de 90 palestras e 35 paineis, além de rodas de conversas e oficinas, abordando temas como sustentabilidade, acessibilidade, investimentos no turismo nacional e participação na COP 30.

O Núcleo do Conhecimento, espaço dedicado exclusivamente ao trade turístico, será palco de discussões sobre as tendências e futuras necessidades do setor, além de apresentar exemplos e boas práticas adotadas no turismo nacional. Já o espaço Vitrine Brasil oferece ao público uma mostra de produtos brasileiros, como artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés, além de shows de cantores nacionais ao final de cada dia de evento.

Paralelamente, o evento também contará com a realização do 1º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, que promoverá a integração e o diálogo entre representantes da indústria do turismo de todo o país. O Conselho Nacional do Turismo (CNT) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) também realizarão reuniões para discutir ações e deliberar pautas sobre o setor.

A programação ainda inclui encontros voltados à segurança turística, com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, e debates sobre Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa do Ministério do Turismo que apoia cidades que investem em infraestrutura tecnológica para melhorar a experiência turística e promover o desenvolvimento sustentável.