Tocantins é o 3º estado do norte com maior geração de empregos até fevereiro
01 abril 2024 às 14h04
COMPARTILHAR
Em fevereiro de 2024, o Tocantins gerou 2.273 novos empregos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado de janeiro e fevereiro, o estado ocupou a 3ª posição entre os que mais empregaram na região norte do país, com um saldo positivo de 3.678 vagas com carteira assinada.
A análise por setores mostra um desempenho favorável em diversos segmentos. O destaque vai para o Comércio, que lidera com um saldo de 635 postos de trabalho, seguido pela Agropecuária (+385), Serviços (+253) e Construção (+171).
Na distribuição por municípios, Palmas se destaca com o maior saldo de empregos em fevereiro, registrando a criação de 661 novas vagas com carteira assinada. Em seguida, figuram Araguaína (383), Porto Nacional (220), Formoso do Araguaia (122) e Lagoa da Confusão (114).
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, destaca a importância de manter o cadastro atualizado junto ao Sistema Nacional de Empregos – Sine e aproveitar as oportunidades de capacitação e orientação profissional oferecidas gratuitamente nas unidades da instituição.
Os dados ressaltam a importância de manter o cadastro atualizado no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e aproveitar as oportunidades oferecidas pela instituição. Para conferir as vagas disponíveis nos 11 postos do Sine Tocantins, acesse o site da Setas.
Os interessados em concorrer às vagas disponíveis podem acessar diariamente o site da Setas ou utilizar o Aplicativo Sine Fácil. Além disso, o atendimento presencial está disponível em onze postos do Sine Tocantins, distribuídos estrategicamente em todo o estado.
O Caged
O Caged, como registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, é monitorado mensalmente pela equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins. Esses dados, aliados a outras fontes como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (Bgimo), direcionam as ações do Sistema visando reduzir a distância entre oferta e demanda de emprego.